DIA DA CULTURA

FURG reforça divulgação de mapeamento cultural nas IPES

Ação integra agenda do Fórum de Gestores Culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul

Hoje é dia de celebrar toda a riqueza da cultura brasileira. A partir da contribuição de diversos povos, o Brasil produziu ao longo de sua história uma enorme diversidade de manifestações culturais. De norte a sul, de leste a oeste, a música, a culinária, a literatura, o folclore, o artesanato, o cinema expressam toda a multiplicidade cultural do país.

Dentro das universidades, um movimento que vem crescendo é o mapeamento de ações artísticas e culturais. Através da iniciativa de professores, pesquisadores e alunos, as instituições entraram no debate da cultura, como forma de também se reconhecer como espaço de cultura.

Assim, o Fórum de Gestores Culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul (Forcult Sul) lança nesta terça-feira, 5, com adesão da FURG, o formulário que ajudará a mapear tais ações - sejam elas manifestações artísticas, pesquisas, debates, eventos e espaços de convivência que permeiam o ambiente acadêmico. O documento pode ser acessado aqui.

O objetivo é levantar dados iniciais para reforçar a compreensão de que as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) possuem equipamentos culturais importantes para o território onde estão inseridas. Esses equipamentos contribuem com o Estado para a garantia dos direitos culturais, assim como para o fortalecimento do acesso e da democratização da arte e da cultura, favorecendo o exercício da memória brasileira e promovendo formação inicial e continuada no campo da arte e da cultura.

No contexto regional e nacional, são muitos os movimentos de diálogo que buscam o fortalecimento de políticas culturais. O Forcult Nacional tem atuado como um potente articulador destas pautas.

Na FURG, a Política de Arte e Cultura foi aprovada em 2023.

Direito constitucional
A cultura é um direito constitucional. As instituições públicas de ensino superior (IPES) têm entre suas diversas atribuições o compromisso com o desenvolvimento, a produção, a circulação, a fruição, o ensino, a pesquisa e a criação de ações culturais em sua transversalidade.

O Mapeamento de Equipamentos Culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul é uma ação do Forcult Sul, que compreende que as IPES que possuem equipamentos culturais em funcionamento, e a serviço de seus territórios, necessitam de orçamento específico por meio do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação.

Homenagem a Rui Barbosa
O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador/BA em 5 de novembro de 1849, Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil; foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.