ESPAÇO INCOMUM

Últimos dias da exposição Matéria Difusa receberá atividades aberta a comunidade

Mostra marca os 30 anos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, e já recebeu mais de 500 visitantes

A exposição Matéria Difusa, recorte Corporificações, que acontece no Espaço Incomum, no Centro de Convivências do campus Carreiros da FURG, já recebeu desde sua estreia, em 13 de junho, mais de 500 visitantes – incluindo alunos e professores de todos os cursos da universidade e também de várias partes do país. A mostra integra as comemorações dos 30 anos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).

Com curadoria de Gabriela Motta, a exposição reúne trabalhos em que é possível perceber uma investigação tanto sobre identidade, gênero, migrações e fantasmagoria, quanto sobre as relações entre sujeito e objeto. São desenhos, fotografias, objetos, instalações que criam fricções entre si, produzindo novos sentidos sobre a arte, o tempo e o que nos cerca. De algum modo a ideia de corpo — humano ou animal — abriga desejos, mistérios e frustrações, matéria central das obras reunidas no recorte.

Programação

Como parte da mostra, o Espaço Incomum vai receber atividades que contam com a participação da comunidade. No dia 2 de agosto acontece a formação educativa, das 12h às 13h. No dia 3, visita guiada nos seguintes horários: das 10h às 11h, das 11h às 12h e das 12h às 13h. Já em  4 de agosto ocorre o encontro virtual com a professora Janice Appel, coordenadora da Galeria, junto com o artista David Ceccon, que está na exposição, e o professor do curso de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Ricardo Ayres. A transmissão será feita pelo projeto Diálogos, coordenado pelo professor Felipe Caldas, através deste link. No dia 5 acontece o encerramento da exposição às 20h.

Além dessas atividades, o público também poderá conferir, a partir do dia 8, a desmontagem da exposição. A coordenadora de montagem, Raissa Leal vai conversar com o público sobre as curiosidades desse processo.

A Exposição

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Museu de Arte Contemporânea (MACRS), e a Associação de Amigos do Museu (AAMACRS) apresentam a exposição “Matéria Difusa – Um olhar sobre a coleção MACRS recorte Corporificações”.

Com base na noção de materialidade difusa, foram estabelecidas pela curadora três perspectivas interrelacionadas, acentuando temáticas e conceitos partilhados por diferentes artistas: Língua-viva, Imagem e Corporificações. Destas, está sendo apresentado, em Rio Grande, somente Corporificações.

Rio Grande é a segunda das seis cidades do interior que recebem a exposição ao longo deste ano. Ao término do percurso, já em 2023, Matéria Difusa será finalmente exibida em sua totalidade na sede definitiva do MACRS, em Porto Alegre.

A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 20h na Galeria Espaço Incomum.

Confira abaixo um guia da Exposição.

 

 

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

Guia
GALLERY_CONTENT_START[{"url":"https://www.furg.br/arquivos/Noticias/2022/Cultura/27-07-22-programao-matria-difusa-furg.jpeg","description":"","title":"Programação","caption":"Divulgação"}]GALLERY_CONTENT_END

 

 

Galería

Programação