LITERATURA

Evento celebra 100 anos do romance "Ulysses", de James Joyce

Centenário do livro será lembrado durante transmissão no canal do Lexparte no YouTube

No dia 16 de junho comemora-se no mundo inteiro o 'Bloomsday". Essa data refere-se ao dia em que, no romance "Ulysses", de James Joyce, o personagem Leopold Bloom percorre as ruas de Dublin em uma aventura que guarda relações estreitas com a "Odisseia" de Homero. Em "Ulysses", James Joyce espreme os dez anos da Odisseia nessa única data através de referências a mitologia, a política, literatura, costumes e à criação de neologismos, trocas de sujeito da fala ou dos monólogos e produção onírica de figurabilidade.

 

Assim, o Laboratório de Extensão e Pesquisa em Psicanálise e Arte (Lexparte-FURG), o Laboratório de Psicanálise-Ufrgs, o Instituto de Psicologia-Ufrgs, a Sociedade de Psicologia do RS e o Grupo Brota da Poesia convidam para o evento Bloomsday: 100 anos de Ulysses, que acontecerá na mesma data, a partir das 19h.

As inscrições para o Zoom são pelo e-mail lexpartelab@gmail.com para aqueles que têm o interesse de participar do evento com falas ou leituras de trechos do "Ulysses". Para quem deseja apenas assistir e comentar pelo chat, haverá transmissão pelo canal do Lexparte no YouTube.

O evento ficará gravado. Para obtenção do certificado será fornecida uma senha ao final da transmissão, que espectadores deverão enviar para lexpartelab@gmail.com.

O Bloomsday 2022 terá a presença de Donaldo Schuler, Edson Luiz, André de Sousa, Élida Tessler, Marta D'agord, Dennis Lima, Laura Benites, Fabio Dal Molin, Buck Mulligan, Stephen Dedalus, Molly Bloom, Milly Bloom, Deixaqueuchuto e Leopold Bloom.

Dia: 16 de junho de 2022
Local: em algum lugar entre Dublin, "FURGdeRioGrande", "São LeopoldoBloom" e "Portoalegredoscasais"
Horário: das 19h às 21 h
Menu: rins de porco fritos na manteiga com cubos de pão e cerveja de barril comprados do Duglacz

Cartaz