PUBLICAÇÃO

Estudantes de Artes Visuais lançam livro sobre imprensa caricata em Rio Grande durante a ditadura militar

Obra reúne produções do Jornal Agora entre 1975 e 1976 e destaca o papel da arte gráfica como expressão crítica em tempos de repressão

O livro  "A imprensa caricata em Rio Grande durante a ditadura militar: a produção no Jornal Agora (1975-1976)", de autoria dos estudantes de Artes Visuais da FURG Fábio Ortiz Goulart, Julia Fernandes Pereira e José Endrew Vieira Maio foi contemplada no edital da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura de 2024 e já está disponível para acesso ao público no site da Revista Multidisciplinar de Estudos Nerd/Geek.

O livro tem como objetivo apresentar um inventário de artistas e suas produções no Jornal Agora durante os dois primeiros anos de atuação do jornal (1975-1976), contribuindo com a história das artes gráficas e cultura local, preenchendo uma lacuna na produção sobre a imprensa caricata rio-grandina. Para os autores, a obra possibilita também uma sensibilidade sobre o período da ditadura militar na cidade. Com o uso de fontes secundárias e primárias, como relatos e entrevistas, os autores trazem um pouco da história local nos anos de chumbo, contribuindo também com o estudo deste período na cidade.

Na quarta-feira, 12, às 20h, haverá uma live de lançamento oficial que poderá ser acessada através deste LINK, sendo disponibilizados certificados de ouvintes para aqueles que assistirem.  A versão física da obra pode ser adquirida no site Clube dos Autores.

   

 

Galería

Reprodução FURG