O “Capoeira é cultura Castelo Branco” é um projeto de cunho social e cultural que tem como objetivo incluir jovens e adolescentes da região em torno da capoeira, manifestação cultural afro-brasileira que envolve arte marcial. Os encontros são realizados semanalmente aos sábados, das 18h às 19h30, no Ginásio de Esportes Robson Castro de Castro, no bairro Castelo Branco.
Toda a comunidade é convidada a participar. As crianças e jovens interessados em fazer parte do “Capoeira é cultura Castelo Branco”, podem se dirigir ao ginásio onde ocorrem as atividades. De acordo com Monitor Maré, o projeto visa “tirar dos adolescentes o foco da criminalidade e trazer eles para dentro da capoeira para desenvolverem disciplina, conhecimento cultural e a parte da luta marcial”. As ações do projeto ocorrem até o mês de dezembro do próximo ano.
O projeto é idealizado pelo Monitor Maré, Thiago de Oliveira, que faz parte do Grupo Muzenza de Capoeira; e o estudante da FURG, Daniel Fortes e conta com o apoio da União Riograndina de Associação de Bairro (Urab), da Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da FURG.
*Estagiária sob supervisão do jornalista Fernando Halal.