CELEBRAÇÃO

BGV celebra 108 anos no palco do Teatro Municipal

Bairro mais popular da cidade é objeto de estudo de acadêmicos da FURG

Foto: Fernando Halal/Secom

O Teatro Municipal do Rio Grande recebeu no domingo, 5, à noite diversas atrações artístico-musicais em comemoração aos 108 anos do Bairro Getúlio Vargas. O espetáculo teve entrada gratuita e simbolizou a abertura dos festejos de aniversário do bairro mais popular da cidade.

O público pôde conferir apresentações como o grupo de samba Quintal do Ceará, a banda de rock Jacky Balla, o músico Johnny Black, a poesia da Impetuosa Jam, o dançarino de hip hop Denny e o MC Alemão 053. Os MCs Afro Gang, Lia OG, Gothia, Mainara, Quality Sul, Samuel Nds, Baby, Missão 21c, Elemento Zero, Isaque Acosta, RF e Cristian CRN também marcaram presença. Uma equipe da Secretaria de Comunicação (Secom) da FURG esteve presente coletando entrevistas e fazendo a captação das performances ao vivo, e o material irá ao ar em breve. 

Isaque Acosta apresentou ao público as três músicas de seu primeiro EP, Liberdade (2021). "O pessoal estava bem ansioso para ver o material ao vivo, e espero que tenham gostado", disse o cantor e compositor, considerado uma das revelações da cena rio-grandina.

"Como artista, os últimos meses têm sido um processo para mim; passei muito tempo reclusa, me cuidando. Estou aos poucos me colocando de volta em alguns espaços, e esta foi a primeira vez, desde a reforma do teatro, em que pude me apresentar. Foi uma experiência incrível, estou muito feliz", relatou a dançarina Jamille Machado, a Impetuosa Jam.

Integrante do Ponto de Cultura e Memória da Vila Operária do Cedro, José Assis da Luz falou sobre a importância do papel do Núcleo de Análises Urbanas (NAU) da FURG no resgate da memória do bairro - e relembrou o apoio e a amizade com o professor César Martins, do Instituto do Ciências Humanas e da Informação (Ichi) da FURG, falecido este ano. "Todo esse resgate começou através do Núcleo, desde 2005, quando houve o processo da expansão portuária e da retirada das moradias. Desde então, com a pesquisa de materiais nas bibliotecas Municipal e do Porto, e também dos TCCs produzidos através da Geografia da FURG, pudemos recontar essa história", ressaltou.

"É um trabalho grande, organizar este evento. Mas hoje é uma prévia do que vai acontecer no dia 18 de dezembro, data de aniversário do BGV", adiantou o rapper e empresário Mr. Diones Cunha. O evento será realizado no bairro, das 11h às 22h, e tem como objetivo também celebrar o Natal, proporcionando assim uma confraternização a todos, além da realização de doação de brinquedos a mais de 400 crianças.

 

 

Galería

Lia OG levou a força da poesia da periferia ao palco

Fernando Halal/Secom