Trabalho de pesquisadores da FURG ganha destaque no site da Nasa

Estudo dos professores Santiago Montealegre-Quijano e Carolus M. Vooren, do Laboratório de Elasmobrânquios e Aves Marinhas, do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, ganha destaque na página da National Aeronautics and Space Administration (Nasa). O trabalho, publicado na Fisheries Research, descreve a caracterização de uma região oceânica no Atlântico sudoeste, perto da costa do sul do Brasil, onde os juvenis de tubarão azul (Prionace Glauca) são encontrados em grande número.

Os investigadores determinaram que tubarões azuis jovens permanecem na região até que tenham cerca de 1,3 metro de comprimento. Em seguida, os tubarões juvenis se dispersam, com os tubarões machos jovens indo rumo ao norte, e as fêmeas jovens dirigindo-se para o sul da Zona de Convergência Subtropical.

Temperaturas da superfície do mar, analisadas com um programa desenvolvido pela Nasa, foram utilizados para caracterizar a localização da Zona de Convergência Subtropical durante o período do estudo. A pesquisa descreve as rotas de migração possíveis de fêmeas grávidas de tubarão azul através do Atlântico sudoeste e como retornam para a zona de berçário para dar à luz a bebês tubarões azuis.

O professor Quijano considera muito positivo que o estudo tenha sido divulgado na página da Nasa. Isso enaltece o trabalho dos pesquisadores da FURG, e é evidência de que a ciência não tem fronteiras, assinala o professor. A matéria divulgada pela Nasa pode ser conferida no site http://disc.sci.gsfc.nasa.gov/gesNews/giovanni_blue_shark_nursery.

 

Sujeto: Arquivo