O 1º Seminário de Estudos Literários será realizado de 25 a 28 de setembro, em organização conjunta das Universidades Federais do Rio Grande (FURG) e de Pelotas (UFPel). O evento, em Pelotas, é voltado a estudiosos da literatura, história e áreas afins. A data limite para as inscrições para apresentações de trabalhos (comunicações, pôsteres e documentários) foi adiada para o dia 12 de setembro. A inscrição para ouvintes pode ser feita até o dia 25, ou enquanto houver vagas.
A primeira edição do evento terá como tema Pelotas: da formação à contemporaneidade, tendo em vista as comemorações dos 200 anos da cidade. O objetivo é proporcionar um espaço de divulgação e de troca de informações sobre autores, obras, histórias e memórias que deram suporte ao desenvolvimento cultural e intelectual da cidade de Pelotas.
Estão previstas mesas de discussões, minicursos, exposição de pôsteres e diversas comunicações, em que estudantes, professores e demais pesquisadores poderão apresentar seus trabalhos e contribuir com o enriquecimento do debate sobre o atual estado das pesquisas em literatura, história e cultura em Pelotas. Este seminário se justifica pela necessidade do público em conhecer a produção artística local. Partindo desse pressuposto, verifica-se, também, a urgência de uma ampla divulgação da investigação realizada sobre as obras, explica o prof. Artur Alarcon Vaz (ILA/FURG), da organização do evento.
Inscrições e informações: http://seminariodeestudosliterarios.blogspot.com.br/