Segunda etapa da Semana Polar Internacional em preparação

Nos dias 22 e 26 de setembro ocorrerão atividades concentradas de Educação e Divulgação envolvendo professores de escolas publicas e privadas, alunos e cientistas de diversos países que trabalham na área cientifica nos polos da Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira (The Association of Polar Early Career Cientists/Apecs). A entidade é uma organização internacional e transdisciplinar para estudantes, pesquisadores e demais interessados nos ambientes polares e na criosfera (www.apecs.is e no Brasil http://www.facebook.com/APECSBrasil).

Como forma de disseminar o conhecimento sobre as regiões polares (Ártico e Antártica) a Apecs e seus comitês nacionais realizam anualmente duas atividades, uma semana em março e outra em setembro, conhecidas como Semana Polar Internacional. Dezenas de países realizam inúmeras atividades durante a Semana Polar.

Neste ano, Apecs-Brasil e APecs-Portugal estão organizando atividades conjuntas integrando cientistas polares de Portugal com alunos e professores brasileiros e cientistas polares do Brasil com alunos e professores brasileiros. A principal razão dessa integração se deve à facilidade de comunicação e também porque os dois países realizam atividades científicas nos pólos, mas não são considerados países polares, pois estão distantes da Antártica e do Ártico.

Além das atividades por teleconferência via skype, que serão realizadas entre cientistas e escolas, estão sendo organizadas atividades independentes que podem ser desenvolvidas pelos professores com seus alunos, palestras presenciais de pesquisadores polares brasileiros em escolas e troca de e-mails entre alunos de Portugal e Brasil que estejam interessados em conhecer mais sobre os polos. Os pesquisadores brasileiros envolvidos nas atividades fazem parte de projetos que são apoiados pelo CNPq-Proantar-MCTI, além da Faperj e outros órgãos governamentais.

As principais instituições envolvidas até o momento são UFRJ, Uerj, Unisinos, UFF, UFRGS, UFPE e FURG. Escolas, professores e alunos do Brasil que queiram participar dessas atividades podem entrar em contato com a Apecs-Brasil (apecsbrasil@gmail.com).

Mais informações: http://apecs.is/outreach/polar-week/polar-week-september-2012/5754-polar-week-september-2012-celebration (em inglês) https://www.dropbox.com/s/2gaomcxgtw05j47/Informativo%20APECS%20BRASIL%20Jan%20Jun%202012%20.pdf (páginas 16 e 17, em português, divulgação aberta).

 

Sujeto: Arquivo