A partir do dia 30 de julho os usuários do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande FURG serão atendidos por triagem de avaliação da gravidade e não mais por ordem de chegada. E para a triagem classificatória de risco serão utilizadas cores. Usuários que receberem identificação VERMELHA terão prioridade 0 (zero) no atendimento, ou seja, serão atendidos primeiramente pois as condições de saúde obriga ao atendimento imediato. Já os que receberem identificação AMARELA terão prioridade I (um), enquanto usuários que receberem identificação VERDE terão prioridade II (dois) e os que receberem identificação AZUL terão prioridade III (três) no atendimento.
A implantação do Acolhimento com Classificação de Risco (ACR) no SPA do HU fortalece a aderência do hospital à Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que o capítulo I da Portaria nº 1600, de 7 de julho de 2011, que trata das diretrizes da Rede de Atenção às Urgências, dispõe que o acolhimento com classificação de risco, a qualidade e a resolutividade na atenção constituem a base do processo e dos fluxos assistenciais de toda a Rede de Atenção às Urgências e devem ser requisitos de todos os pontos de atenção. Além disso, para a implementação da ACR no HU houve necessidade de treinamento específico do pessoal, adaptação e reforma da área física do SPA (consultório de triagem, recepção, sala de emergência, espaço de acolhimento para pacientes), bem como aquisição de mobiliário, instalação de sinalização visual e sonora e a construção de softwares para operacionalização dos protocolos do MS.
Saiba mais sobre o ACR
O Acolhimento por Classificação de Risco (ACR) advém da necessidade disposta na Portaria 2048 do Ministério da Saúde (MS), para melhor organizar o fluxo dos pacientes que chegam às urgências e emergências dos hospitais, garantindo a resolução dos problemas, por intermédio da triagem classificatória de risco, realizada por equipe destinada exclusivamente a este fim, que se baseia, para esta avaliação, em protocolos preestabelecidos. A ACR é um sistema que permite identificar a prioridade de atendimento dos usuários mediante acolhimento humanizado e escuta qualificada, além de buscar, essencialmente, a atenção digna e ética no cuidado à saúde da população.