Solenidade marca os 10 anos do título Hospital Amigo da Criança do HU

O anfiteatro da Área Acadêmica do Campus Saúde da FURG foi o palco na manhã desta segunda-feira (28) da solenidade em comemoração aos 10 anos de recebimento do título Hospital Amigo da Criança pelo Hospital Universitário (HU). Visivelmente emocionada, a presidente atual da Comissão HAC, Grace Santos, também responsável pelo Banco de Leite do HU, falou da importância do título e também da necessidade da participação de todos os envolvidos no Hospital para que o trabalho continue tendo êxito.

Segundo ela, no mundo são mais de 20 mil hospitais que possuem o título. Desses, 336 são no Brasil e 18 no Rio Grande do Sul. Durante o evento, Grace recebeu um notebook das mãos do médico integrante da Comissão de Implantação para a habilitação do HU ao título de Hospital Amigo da Criança, Luiz Antonio Spotorno. O material havia sido solicitado à Direção do HU. Com o notebook, vários recursos de programas de informática serão disponibilizados.

A diretora do HU, Helena Vaghetti, mostrou uma visão diferente das apresentadas antes de seu discurso. Para ela, tudo é fácil quando se consegue atingir o objetivo desejado. A prova está aqui com o grupo de pessoas que contribuiu e continua contribuindo para a manutenção do título, ressaltou.

Spotorno fez um relato das ações desenvolvidas para que o HU obtivesse o título Hospital Amigo da Criança, entregue no dia 28 de maio de 2002, com a presença do então governador Olívio Dutra (que estava em Rio Grande e aproveitou a ocasião para prestigiar o evento) e o representante do Ministério da Saúde e Unicef, Nei Barreto Jr. Para ele, é importante que a ideia inicial transformada em ato concreto tenha prosseguimento.

O diretor médico daquela ocasião, Paulo Gonçalves, disse que fez a escolha dos nomes certos para formar a Comissão. É mais do que um prazer estar aqui, é uma emoção, declarou. Depois dos pronunciamentos, Grace entregou uma lembrança a aos membros da Comissão de Implantação do título. Seguiu-se uma mesa-redonda formada por Grace Santos e os ex-presidentes da Comissão Angela Camejo, Luiz Antonio Spotorno e Maristela Brandão para tratar das experiências e o que deve ser feito para manter o título.

O título de Hospital Amigo da Criança foi outorgado pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Esse procedimento ocorre em relação às instituições que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

Integrantes da Mesa de Abertura:

* Diretora-geral do Hospital Universitário- professora doutora Helena Vaghetti

* Vice-diretora do Hospital Universitário- professora doutora Susi Lauz

* Diretor médico do Hospital por ocasião do recebimento do título- Paulo Gonçalves

* Médico da Comissão de Implantação para a habilitação do HU ao título Hospital Amigo da Criança- Luiz Antonio Spotorno

* Coordenadora do grupo Amigas do HU- Neuza da Senhora

* Nutricionista e presidente atual da Comissão Hospital Amigo da Criança- Grace Santos

 

Galería

Depois da abertura ocorreu uma mesa-redonda

Depois da abertura ocorreu uma mesa-redonda

Sujeto: Arquivo