Está sendo realizada das 6h às 20h desta terça-feira (27) a eleição para diretor-geral e vice-diretor do Hospital Universitário (HU). Concorrem duas chapas: A 1 composta pelos médicos Claudio Amorim Vieira (diretor-geral) e Antônio Carlos Calvete (vice-diretor) e a 2 integrada pela enfermeira Helena Heidtmann Vaguetti (diretora-geral) e pela médica Susi Lauz Medeiros (vice-diretora). Todos são também professores.
Estão aptos a votar 1.447 eleitores, sendo 896 alunos, 120 professores e 431 técnicos-administrativos em Educação. Duas urnas foram instaladas no Campus Saúde: uma na entrada da Área Acadêmica (para professores e alunos) e outra no corredor do Hospital com entrada pela rua Canabarro (para técnicos-administrativos). A divulgação do resultado ocorrerá na quarta-feira.
Curriculos
Chapa1:
Cláudio Amorim Vieira- Médico, professor da Faculdade de Medicina (Famed). Leciona a disciplina de Oncologia. Ligado à área de Clínica Médica, atua também como médico oncologista no HU.
Antonio Carlos Calvete- Médico, professor da Famed, mestre e doutor atuando há 27 anos na FURG e no HU.
Chapa2:
Helena Vaghetti- Enfermeira, professora da Escola de Enfermagem, especialista em Administração Hospitalar, mestre e doutora com teses sobre a cultura dos hospitais públicos brasileiros.
Susi Lauz- Médica, professora da Famed, especialista em Cirurgia Geral, possui Mestrado e Doutorado em Medicina e pesquisa nas áreas de preservação de órgãos e bioética.
Debate
Na segunda-feira à noite, o anfiteatro da Área Acadêmica recebeu grande público para assistir aos debates entre as chapas concorrentes à eleição no HU. Os debates foram mediados pelo jornalista Otto Bender, da Assessoria de Comunicação da FURG.
Inicialmente, cada candidato expôs as razões pelas quais quer ser diretor-geral e vice-diretor do Hospital. Depois, foram sorteados os temas que deveriam ser abordados pelos candidatos. Entre eles estiveram O HU e a Importância para a Comunidade, Políticas Públicas Voltadas ao HU e Estratégias de Gerenciamento do HU para a Assistência à Comunidade e as Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, além da avaliação sobre a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).