Rio Grande conhece boneco simulador de educação em saúde

Apresentação ocorreu no anfiteatro do Campus Saúde da FURG

O anfiteatro da Área Acadêmica do Hospital Universitário (HU) recebeu um grande público na tarde desta quarta-feia (21), no workshop Simulação Avançada em Emergência, para acompanhar as informações e ver o boneco robô em forma de pessoa que reproduz as reações humanas. As explicações foram dadas por Eduardo Figueiredo, executivo de vendas no Brasil da empresa Laerdal, e pela enfermeira Giuditta Odoni.

O simulador trazido a Rio Grande foi um SimMan 3G. Aos olhares atentos do público, tanto o executivo quanto a enfermeira discorreram sobre a importância para a educação em saúde. Os simuladores são capazes de responder a mais de 100 medicamentos e a estímulos químicos, biológicos e radiológicos, permitindo simular situações clínicas, tais como: choro, sudorese, sangramento, ataques cardíacos, politraumatismos e descompensações respiratórias, entre outras.

Em estabelecimentos de saúde, os manequins são úteis na aprendizagem dos alunos tando de Graduação quanto de Pós-Graduação. É possível criar cenários onde o paciente apresenta uma série de quadros clínicos. Depois de feito o atendimento, o professor pode avaliar com os alunos o que deu certo e o que deu errado no procedimento, necessitando de correção. Assim, o acadêmico terá uma aprendizagem com simulações que o ajudarão no exercício da profissão.

Estiveram no workshop profissionais e estudantes do Campus Saúde da FURG, além de médicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e estudantes da Faculdade Anhanguera. Pela Administração da Universidade compareceram os pró-reitores Cleuza Maria Dias, de Graduação; Guilherme Lunardi, de Infraestrutura; e Mozart Tavares Martins Filho, de Planejamento e Administração.

Alguns estudantes aproveitaram a presença do boneco e fizeram simulações de atendimento. O evento foi uma iniciativa da Escola de Enfermagem (Eenf) e contou com a parceria da Direção do HU e da Faculdade de Medicina (Famed). A ideia de trazer a Rio Grande a novidade surgiu a partir da visita de servidores da EEnf a duas universidades (Anhembi Morumbi e Albert Einstein) e ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.

De acordo com a diretora da EEnf e coordenadora do evento, Adriana Dora da Fonseca, a vinda do simulador também reforça o objetivo de criar um Centro de Simulação Realística em Saúde no Hospital. O projeto está sendo elaborado.

 

Galería

Simulações de atendimento foram feitas

Simulações de atendimento foram feitas

Sujeto: Arquivo