Seminário discute estudo sobre navegabilidade do canal de acesso ao Porto

O seminário Ferramentas de Simulação Aplicadas à Segurança da Navegação realizado na manhã desta terça-feira, 6, no Cidec-Sul, abordou parte do estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande FURG para a Superintendência do Porto do Rio Grande SUPRG sobre as condições de navegabilidade do canal de acesso ao Porto. O seminário contou com palestras do eng. naval Daniel Ruivo Cueva, do Instituto Oceânica Offshore, e da profª. drª. Elisa Helena Fernandes, do Laboratório de Oceanografia Costeira e Estuarina da FURG.

A professora, que coordena o estudo, explica que a primeira etapa do projeto inclui coleta de dados físicos e modelagem numérica e a segunda etapa prevê a utilização de um simulador de navegação para estabelecer as novas condições de segurança e navegação para diferentes tipos de embarcação. À tarde, uma reunião entre a FURG e o Instituto Oceânica Offshore discute os trâmites legais do convênio de cooperação entre as duas instituições para a realização da segunda etapa.

O estudo foi solicitado pela Capitania dos Portos para a SUPRG, depois das obras de aprofundamento do canal de acesso. É um dos elementos necessários para a validação do novo canal de acesso explica o diretor de Infraestrutura da SUPRG, César Wojciechowski.

 

Galería

Sujeto: Arquivo