Projeto enche de cores o Campus Carreiros

De 18 a 25 de novembro, o projeto Pintura expandida leva a cor a lugares inusitados do Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande FURG. O projeto faz parte da pesquisa com a cor realizada pelos alunos de Pintura II do curso de Artes Visuais, do Instituto de Letras e Artes. Os trabalhos seguem a pesquisa já apresentada em outubro na Biblioteca Central, mas agora questionando o suporte tela para outras formas de apresentação.

São fotografias, intervenções, instalações e vídeos que partem da discussão do suporte e as novas formas de sua utilização e modos de apresentação. A idéia norteadora levou em conta a expansão da cor para espaços de apresentação, tanto internos como externos que fugissem do suporte tradicional explica a professora substituta Vânia Sommermeyer, que coordena a atividade.

A intenção é surpreender. Os trabalhos revelam um olhar sobre o meio, a natureza e a arquitetura. Assim os alunos dividem com o público suas indagações e incertezas, como onde está a pintura depois da desmaterialização do suporte na arte? ou ainda como falar de pintura na contemporaneidade?, afirma a professora. Ela destaca que as questões podem ou não ser respondidas nos trabalhos, mas certamente lançarão mais incertezas de como vemos a pintura na contemporaneidade ou como vemos e entendemos a cor e sua impregnação em nosso modo de vida contemporâneo.

A atividade será finalizada no dia 25, com uma intervenção na fachada do Arte Estação, no Balneário Cassino.

 

Sujeto: Arquivo