Feira da Agricultura Familiar em Santo Antonio da Patrulha

Na sexta-feira (18), das 8h às 18h, ocorrerá a Feira da Agricultura Familiar em Santo Antônio da Patrulha, junto à praça da Masau, Cidade Baixa. O evento é uma realização conjunta do Campus FURG-SAP, por meio do grupo PET/FURG-SAP (Conexões de Saberes), Emater-RS, Secretaria Municipal da Agricultura, Polo Universitário Santo Antonio, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural.

Conforme o professor doutor Antonio Valente, tutor do grupo PET/FURG-SAP, o incentivo à criação de uma feira da agricultura familiar em SAP consta como uma das atividades previstas no projeto de criação do grupo PET/FURG-SAP, cujos alunos bolsistas e voluntários são oriundos do campo. A iniciativa, segundo Valente, visa a aproximar ainda mais o novo Campus da FURG à comunidade local, especialmente à população que produz de forma artesanal no meio rural do município, onde outras ações do grupo PET vem sendo realizadas.

Assim, através de uma atividade de Extensão, que tem o apoio da Proexc, os acadêmicos de Engenharia Agroindustrial pretendem dar uma importante contribuição as suas comunidades de origem. O evento conta também com o apoio do Núcleo de Desenvolvimento Scial e Econômico (Nudese/FURG), que no início do ano ministrou palestras para os petianos sobre ações no meio rural e agora cederá oito tendas para a comercialização dos produtos.

A seleção dos agricultores e a definição de preços máximos de seus produtos será realizada pela Emater-RS. Além do grupo PET/FURG-SAP participam da organização do evento o professor Marcelo Badejo, Paulo Renato Rojahn e Luiz Alberto Rojahn, da Emater-RS, e Clovis Gomes Salazar, secretário Municipal da Agricultura. Conforme a comissão organizadora, a Feira nesta primeira edição terá caráter experimental, visando a um calendário regular do evento a partir do próximo ano.

 

Sujeto: Arquivo