Estudantes da FURG recebem orientações sobre prevenção ao câncer da pele

Com a chegada das estações mais quentes, os cuidados com a pele precisam ser reforçados. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que desde outubro, quando os alunos ainda estão em aula, a intensidade da radiação é a mesma dos meses de verão. Sabendo disso, a Universidade Federal do Rio Grande FURG realiza desde o dia 31, o mês de prevenção ao câncer da pele.

Durante a tarde desta terça-feira, 8, a campanha promoveu uma mateada em frente ao Centro de Convivência, no Campus Carreiros. Os estudantes receberam folders explicativos sobre as formas de evitar a doença. Segundo o professor de patologia da FURG, Ubirajara Rodrigues, 25% dos casos de câncer registrados no país, são da pele. Mesmo nos meses de aula os alunos devem ter certos cuidados, como evitar a exposição ao sol das 10h às 16h, procurar usar protetor solar ou roupas com mangas mais longas, explica o professor.

Alguns estudantes que receberam as orientações já enfrentam as consequências da exposição ao sol. É o caso de Arthur Cardoso, aluno de Engenharia da Automação, que está com a pele queimada. Na praia, no verão, eu costumo usar protetor. Só que no campus é complicado, acabo esquecendo, conta.

A próxima atividade da campanha acontece na quarta-feira da semana que vem, 16. A qualidade dos óculos solares da comunidade acadêmica vai ser avaliada, para testar a proteção à radiação ultravioleta.

O mês de prevenção é realizado através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), do Hospital Universitário (HU), Faculdade de Medicina (Famed), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Grupo de Estudo em Estratégias de Educação para Promoção da Saúde (Geeps) e Ordem DeMolay - Capítulo Rio Grande.

Nesta terça, a mateada continua das 18h às 20h.

 

Galería

Sujeto: Arquivo