Coral Universitário da FURG viaja para apresentações e formação

O Coral Universitário da FURG realizará neste fim de semana uma viagem para apresentações e para formação. No sábado (5), às 15h30min, ocorrerá a participação no Projeto Projari, Ponto de Cultura "Nossa Comunidade Tem História", em Guaíba. Às 19h, apresentação na Discoteca Pública Natho Henn, 4º andar da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Às 20h, formação Assistindo Espetáculos, no 2º Festival Internacional de Coros da ADUFRGS -Sindical Igreja da Reconciliação.

No domingo, às 11h30min - Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) - Jardim Botânico, Porto Alegre. às 18h, presença na Feira do Livro de São Lourenço do Sul. O Coral conta com 21 integrantes.

Movimento Coral da FURG

O Movimento Coral da FURG tem como objetivo popularizar e ampliar a participação da comunidade universitária na atividade de canto coral, seja como participante ativo ou como assistência. Utilizando o canto coral como instrumento, os cantores têm a oportunidade de vivenciar uma expressão artístico-musical e participar, de forma democrática, em um processo de construção coletiva.

O Movimento Coral compreende atualmente quatro grupos: O Coral Universitário, o Coral do NUTI, o Coral Vozes da Francofonia e a Oficina Vocal ArtEstação/FURG. Integra o Núcleo Artístico Cultural (NAC) da FURG, ligado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

Coral Universitário da FURG

O Coral Universitário da FURG foi fundado em 1979, tendo atualmente 32 anos de existência, constitui-se como grupo pioneiro da Universidade, servindo como base para a criação do Movimento Coral da FURG em 2008. Na sua origem, era formado por estudantes, professores e funcionários.

Teve como seu primeiro regente, Jorge Preiss. Em 1982 Janice Muller assumiu a regência do Coral, permanecendo a sua frente por 23 anos. Atualmente, o Coral Universitário da FURG é composto por estudantes e pessoas da comunidade, tendo como regente Silvia Zanatta.

Com seu repertório, o Coral Universitário da FURG busca a valorização da música brasileira e de suas origens, explorando novas possibilidades de expressão musical através do canto coral. Tem se apresentado em diversas comunidades da cidade do Rio Grande e em outros municípios da região, levando o canto coral a pessoas que não têm acesso à cultura nos grandes centros.

Repertório do Coral Universitário da FURG

- Canção da Meia-Noite, de José Flávio de Oliveira. Arranjo de Silvia Zanatta

- No Tabuleiro da Baiana, de Ary Barroso. Arranjo de Esmeralda

Ruzanowsky

- N'kosi Sikeleli Africa (hino da África do Sul)/Sansa Kroma

(canção tradicional da África do Sul)/Tambor de Mina (canção de escravos

afro-brasileiros)

- Arranjo de Salli Terri e Magda Pucci. Adaptação do Coral da FURG

- Ave Maria Guarani

- Texto de padre Antonio Ruiz de Montoya, séc. XVII. Música de Jorge Preiss, 1978

- Siyahamba (canção africana na língua zulu)

- Canção da América, de Milton Nascimento. Arranjo de Esmeralda Ruzanowsky

- Lata D'água, de Luiz Antônio e Jota Junior. Arranjo de Marcos Leite

- Ao Tranco, de Dorval Dias e Doly Costa. Arranjo de Tiago Flores

- Gaudêncio Sete Luas, de Luis Coronel. Arranjo de Atos Flores e Tiago Flores

Núcleo Artístico Cultural

O Núcleo Artístico Cultural (NAC) foi criado em 2005 pela necessidade de ampliar, estimular e valorizar as atividades culturais existentes no ambiente universitário. É o órgão responsável pelas ações artísticas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, desenvolvendo o Pró-Música e o Pró-Cultura - Programas Institucionais de Formação, Produção e Difusão de Cultura e Arte na Comunidade.

Esses programas, através de seus projetos e suas ações, integram Ensino, Pesquisa e Extensão e têm como fundamento o incentivo a novas manifestações culturais promovendo a criação artística e valorizando a produção local e regional. O objetivo é incentivar o surgimento de novos talentos.

 

Sujeto: Arquivo