O grupo PET/FURG-SAP Conexões de Saberes promoveu uma atividade de extensão junto à área rural do município de Santo Antonio da Patrulha. A iniciativa denominada Avaliação Turística da Rota Turismo Rural Solidário estava prevista no planejamento do grupo para este ano e teve por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento do roteiro Palmeira do Sertão, desenvolvido pelo curso de Graduação em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural - PLAGEDER, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pelo instituto ECÓPOLIS.
No evento realizado no dia 13 de outubro, o percurso teve início no Alambique do Ronaldo, quando foi conhecida a história da produção de cana na comunidade e o que é produzido de forma artesanal (cachaça e licores). Em seguida, acompanhado dos professores de Engenharia Agroindustrial, o grupo visitou o Centro de Energias Alternativas (IDEAAS), destinado à educação do público em geral, especialmente estudantes e profissionais, onde conheceram propostas para a arquitetura bioclimática, conservação de energia, materiais renováveis e instalações elétricas, hidráulicas, além de geração de fontes renováveis de energia.
Logo após, ocorreu uma visita ao Clube de Mães Nossa Senhora de Fátima da comunidade local, onde foi servido um almoço com pratos típicos da culinária rural e, posteriormente, uma visita a uma exposição de artesanato. À tarde, houve a visita ao Engenho Simão Gomes, quando os visitantes puderam conhecer a produção de melado de forma artesanal e degustaram produtos coloniais durante o café típico oferecido no Engenho.
Durante esta semana está sendo finalizado pelos petianos um levantamento dos questionários aplicados na ocasião da visita. O resultado final será encaminhado ao Instituto ECOPOLIS e à UFRGS como contribuição do Campus FURG-SAP.