Entre os dias 26 e 27 o professor doutor Vilmar Alves Pereira, do Instituto de Educação (IE), participou a convite do Seminário Cidadão do Futuro: Política para o Desenvolvimento na Primeira Infância, promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República e Secretária de Direitos Humanos. O evento reuniu especialistas dos mais diferentes campos do saber, gestores públicos e entidades do terceiro setor que discutiram as políticas públicas de atendimento à primeira infância.
Na avaliação de Pereira, esse evento propiciou, além de discussões teóricas, uma ampla compreensão das estratégias brasileiras e os interesses prioritários do governo Dilma pela primeira infância. Isso ficou reforçado pelo ministro da SAE, Wellington Moreira Franco; ministra Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos); secretário de Ações Estratégicas da SAE, Ricardo Paes de Barros; e pelos mais de 40 painelistas que defenderam a necessidade da implementação de um Sistema Unificado de Atendimento à Primeira Infância visando a se atingir a qualidade de vida infantil para os mais de 3 milhões de brasileiros que nascem a cada ano.
O professor adianta que em breve os municípios estarão participando e percebendo ações concretas dessa política. No que concerne à FURG, considera que já existem parcerias e trabalhos exitosos em defesa dos direitos da criança, como o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (Nepe) e tantas outras atividades desenvolvidas e já reconhecidas no contexto do Caic.
Salienta ainda que internacionalmente uma das experiências exitosas é a do governo do Chile com índices baixíssimos de mortalidade infantil e já possui como política pública um Sistema Único de Atenção à Primeira Infância. No Brasil, dentre as inúmeras, destacam-se o Programa Capital Criança, de Florianópolis, com menos de um dígito de mortalidade infantil e com um trabalho integrado, Programas Mãe Paulista e Mãe Curitibana, com resultados muito profícuos no atendimento da primeira infância. Pereira enaltece o apoio das Pró-Reitorias de Graduação e Assuntos Estudantis que permitiram a sua participação nesse evento representando a FURG.