A sala Lagoas do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) ficou lotada na tarde desta sexta-feira (28) para a palestra sobre As Políticas Públicas para a Extensão Universitária e Assistência Estudantil. As palestrantes foram as pró-reitoras de Extensão e Cultura, Rita Rache, e Assuntos Estudantis, Darlene Pereira.
O palestrante convidado, Lucas Ramalho Maciel, coordenador geral de Relações Estudantis SESu/MEC, não pôde comparecer. Rita e Darlene enfatizaram os programas que o governo federal tem estimulado. NO âmbito da Extensão, Rita assinalou que o aumento de recursos é fruto do esforço de muitas pessoas. Há uma integração das pró-reitorias da FURG no sentido de fortalecer a participação da Instituição nos programas oferecidos, assinalou a pró-reitora de Extensão.
Para este ano, foram liberados R$ 35 milhões do Programa de Extensão Universitária (ProExt), criado com o objetivo de apoiar as instituições públicas de Ensino Superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social. A FURG ficará com R$ 800 mil do total de recursos no Brasil. Darlene enfatizou a importância dos programas estudantis. Segundo ela, as ações do governo federal envolvem vários ministérios.