Um voo sobre os clássicos do folclore sul-americano. Nas cordas do violino de Clarissa Ferreira, milongas, chamamés e chacareras do sul do Brasil, Uruguai e Argentina encantaram o público na noite de quarta-feira, 26, dentro da programação da 10ª Mostra de Produção Universitária (10ª MPU) da Universidade Federal do Rio Grande FURG.
Acompanhada por Silvério Barcellos (violão 7 cordas), Vitor Mânzke (percussão) e Negrinho Martins (contrabaixo vertical), a violinista apresentou o espetáculo Mariposa Marrón de Madera. Clarissa já esteve no palco do Cidec-Sul acompanhando os músicos Aluisio Rockembach, Luiz Marenco e Aninha Pires, além da Orquestra Filarmônica da Sociedade Pelotense Música pela Música. Essa foi a primeira vez com espetáculo próprio. Todas as vezes em que tocamos aqui foi muito bom. O público é fora de série, comentou momentos antes da apresentação.
À vontade no palco, Clarissa, que é formanda do Bacharelado em Música Violino da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), esbanjou talento nas 15 composições do programa, muitas adaptações dela para músicas originalmente compostas para outros instrumentos.
O espetáculo estreou em setembro em Pelotas, com duas apresentações, e já esteve em Bagé terra natal da violinista e São Leopoldo. O nome do projeto foi retirado de um verso da composição El violín de Becho, de Alfredo Zitarrosa, em que o violino é descrito como a mariposa marrón de madera. A composição foi a segunda apresentada no programa e, não por acaso, o pedido do público para o bis.
O show teve o apoio do projeto Continente Pampa, desenvolvido por Sérgio Carvalho Pereira na FURG FM 106,7 com o objetivo de promover a música do sul e ressaltar a produção regional. Dentro da proposta, é o quarto espetáculo que o Continente Pampa traz a Rio Grande.
Nesta quinta-feira, às 21h30min, a programação da 10ª MPU traz o show de Claus e Vanessa. Fará a abertura a banda Cassino Blues.