Com intensa programação foi realizada de 17 a 20 de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 em Santo Antônio da Patrulha. O evento foi uma realização da Universidade Federal do Rio Grande/Campus FURG-SAP e Polo Universitário Santo Antônio, com o apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, RS - Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do RS e do Grupo PET/FURG-SAP Conexões de Saberes.
Após a solenidade de abertura, a programação do evento teve continuidade com palestra O Rio Grande do Sul e as Mudanças Ambientais em Curso, ministrada coordenador da Divisão de Climatologia Polar e Subtropical do Centro Polar e Climático do Igeo/UFRGS e integrante do Programa Antártico Brasileiro, professor Francisco Aquino.
Logo após, aconteceu a palestra Desastres Naturais e Prevenções de Riscos ministrada pelo Ten. Cel. Oscar Luis Moiano, subchefe de Defesa Civil/Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Já no período da noite, o professor Dr. Ney Roberto Váttimo Bruck, da Universidade Federal de Pelotas UFPel, abordou aspectos psicológicos relacionados às tragédias ambientais, sobretudo a que aconteceu no início deste ano na região serrana do Rio de Janeiro.
Segundo o professor doutor Antônio Valente, coordenador da SNCT 2011 pelo Campus FURG-SAP, esta terceira edição do evento local, sensibilizou a comunidade estudantil e a população em geral para a importância da ciência e do desenvolvimento tecnológico, com destaque para problemática das mudanças climáticas e os desastres naturais mais recentes no RS e no RJ. O professor destacou também, a presença de um grande número de integrantes das comissões de defesa civil dos municípios da região e da capital que participaram de todas as palestras programadas.
Participaram da semana autoridades como o prefeito municipal Daiçon Maciel da Silva; integrantes da Defesa Civil de cidades do RS e da Coordenadoria Geral da Defesa Civil/Governo do RS; professores, alunos e técnicos do campus FURG-SAP; e escolas municipais, estaduais e particulares.