O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação FURG, professor doutor Danilo Giroldo, realizou palestra na tarde desta terça-feira (25) sobre os Planos Nacional de Educação (PNE), Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (Pacti). A palestra ocorreu na sala Ilhas do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul).
O professor detalhou os planos e disse que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nomeou uma comissão para a elaboração do plano referente à Pós-Graduação. No volume 1 há 14 capítulos e no volume 2 são 21 documentos setoriais.
Foram citados alguns desafios que precisam ser enfrentados nessa área. Entre eles está a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população entre 18 e 24 anos, assegurada a qualidade da oferta. Também elevar gradualmente o número de matriculados na Pós-Graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores. Há outras que foram destacadas pelo pró-reitor.