Museu virtual realiza exposição itinerante

Fisiógrafo, quimógrafo, espirômetro. Esses são três aparelhos que certamente as pessoas não vão encontrar em qualquer lugar, mas estão em exposição na ala norte do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul). É a primeira exposição itinerante do Museu Virtual de Ciências Fisiológicas (Muvie), que faz parte da 10ª Mostra de Produção Universitária (MPU).

Os museus assumiram importante papel na interpretação da cultura e na educação do homem. Assim, nasceu o projeto do Muvie, considerando a importância de resgatar a história do ensino das Ciências Fisiológicas e também com o objetivo de fomentar a educação cientifica no país, apresentando metodologias alternativas de ensino.

A página do museu (www.muvie.icb.furg.br) revisita as práticas das Ciências Fisiológicas, descrevendo sua evolução e documentando-as através de entrevistas com professores e técnicos, fotos e exposições virtuais e presenciais. Para a construção da exposição, seis equipamentos do acervo foram catalogados e pesquisados quanto a sua história, contando a evolução do ensino das Ciências Fisiológicas desde a utilização de instrumentos a corda e mecânicos até os primeiros instrumentos elétricos e sua substituição por vídeo-aula e simuladores.

 

Galería

Sujeto: Arquivo