Fisiógrafo, quimógrafo, espirômetro. Esses são três aparelhos que certamente as pessoas não vão encontrar em qualquer lugar, mas estão em exposição na ala norte do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul). É a primeira exposição itinerante do Museu Virtual de Ciências Fisiológicas (Muvie), que faz parte da 10ª Mostra de Produção Universitária (MPU).
Os museus assumiram importante papel na interpretação da cultura e na educação do homem. Assim, nasceu o projeto do Muvie, considerando a importância de resgatar a história do ensino das Ciências Fisiológicas e também com o objetivo de fomentar a educação cientifica no país, apresentando metodologias alternativas de ensino.
A página do museu (www.muvie.icb.furg.br) revisita as práticas das Ciências Fisiológicas, descrevendo sua evolução e documentando-as através de entrevistas com professores e técnicos, fotos e exposições virtuais e presenciais. Para a construção da exposição, seis equipamentos do acervo foram catalogados e pesquisados quanto a sua história, contando a evolução do ensino das Ciências Fisiológicas desde a utilização de instrumentos a corda e mecânicos até os primeiros instrumentos elétricos e sua substituição por vídeo-aula e simuladores.