Paiets encerra atividades na expectativa de bons resultados no Enem

Programa oferece auxílio para estudantes que realizam provas

Encharcados. Assim podem ser definidos os educandos e educadores do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (Paiets) da FURG, que se reuniram na sexta-feira (21) para o encerramento das atividades dos cursos pré-universitários populares. Imersos em um sentimento de esperança e com muita garra, esses sujeitos trocaram suas experiências, saberes e expectativas em torno de mais uma etapa de suas vidas: as provas do Enem, que ocorreram nesse final de semana, dizem os responsáveis pelo Programa.

O educador Vilmar Pereira lembrou as palavras de Paulo Freire quando apontou que a educação popular só é possível junto às pessoas buscando compartilhar ideais. Nessa perspectiva, o coordenador do Programa "prestou contas" aos membros dos cursos, visando a que o tema gerador, em 2010, dos recursos financeiros e humanos, estiveram voltados para a qualificação pela formação permanente.

Já este ano, o Paiets esteve focado em disseminar as práticas de maneira a abranger mais efetivamente as comunidades de Rio Grande e São José do Norte. Foram feitos agradecimentos à Instituição FURG e à Proexc, enquanto apoiadores fundamentais nessa trajetória de humanização e construção dos conhecimentos. Além disso, o grupo PET Conexões de Saberes, as escolas do município - tão acolhedoras das ações do Paiets, os coordenadores e educandos, que constituem os cursos, também foram reconhecidos como motivadores fundamentais do Programa.

Logo após, o coordenador Sícero Miranda, de forma muito descontraída e afetuosa, tranquilizou os educandos a partir de algumas sugestões para um melhor desempenho no exame. Foram abordadas questões como o que levar para a prova, horários a serem respeitados e sobre a organização da realização das avaliações. Em seguida os coordenadores dos oito cursos pronunciaram palavras de incentivo e gratidão.

Lizandro (Paideia) apontou a satisfação da caminhada junto aos colaboradores e apontou seus desafios superados. Ezequiel e Leilane (Ousadia) enfatizaram o poder de cada sujeito nas conquistas. Michel, Caroline e Daniele (Fênix) compartilharam um filme representando momentos vivenciados no curso. Helen (Autonomia) ressaltou as inovações na esfera do Enem como novas possibilidades.

Marisa (Quinta Superação), ex-educanda do curso e atual educadora, deixou o exemplo de retorno à comunidade. O curso Acreditar desejou uma boa prova e o encontro breve dentro da Universidade. Os educadores aproveitaram e deram as últimas ênfases de possíveis temáticas abordadas na prova. O curso Venceremos exaltou a perseverança daqueles educandos que chegaram nessa etapa final do curso.

A coordenadora do Maxximus, Júlia, partilhou uma foto que expressa a alegria oportunizada pelo convívio no curso. Entre falas encharcadas de sentimentos e olhares fixos em cada colocação, Fernanda, a psicóloga do Programa, conversou com os educandos de maneira a acalmá-los e estimulá-los para o Enem. Ei, medo, eu não te escuto mais, você não me leva a nada.... Essa frase cantada pelos educandos em coro marcou o fechamento do espaço de diálogos, demonstrando a coragem de cada um desses já vencedores.

 

Galería

Sujeto: Arquivo