Convite foi feito após a conferência de abertura da 10ª MPU
Na Universidade Federal do Rio Grande FURG para a conferência de abertura da 10ª Mostra de Produção Universitária (MPU), o secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Luiz Antonio de Assis Brasil, aceitou o convite para ser o patrono da 39ª Feira do Livro da FURG. A Feira será realizada de 26 de janeiro a 5 de fevereiro de 2012, com o tema Porto da Cultura Açoriana. O convite foi feito pelo reitor da FURG João Carlos Brahm Cousin, após a conferência, que teve como tema a Política Cultural do Estado do Rio Grande do Sul.
Assis Brasil se disse muito honrado em ser patrono, por conhecer a Feira do Livro, ter estado presente em outras edições e saber de sua importância como um dos maiores eventos culturais do verão. Apesar das datas da Feira coincidirem com as do Fórum Social Mundial, evento em que a Secretaria de Estado da Cultura tem grande envolvimento, garantiu que se esforçará para estar presente na maior parte da programação. Aproveitou o momento do convite para fazer sugestões sobre como conquistar apoio para a Feira a partir das leis de incentivo.
Para o secretário, a FURG é um exemplo de como a Universidade pode atuar na área cultural. Significa um modelo para as universidades brasileiras no estímulo à produção da cultura. Isso não é um fenômeno muito comum no nosso país. Quase sempre as universidades se esquecem de sua missão cultural, o que não acontece na FURG, destaca Assis Brasil sobre o apoio da Universidade a variadas áreas como a música, as artes cênicas e as artes visuais.
Durante a manhã, Assis Brasil também participou da abertura da Mostra de Trabalhos da Educação Básica e da Mostra Cultural, com exposições do museu do Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos, do Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas (MUVIe) e dos grupos da Economia Solidária encubados pelo Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese/FURG).