Inicia a 10ª MPU

Integração entre ensino, pesquisa e extensão é destaque na abertura

Mais de 2 mil inscritos participam até a sexta-feira, 28, da 10ª Mostra de Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande FURG. Com o tema Ciência, tecnologia e compromisso social: um desafio para a universidade, a mostra apresenta mais de 1500 trabalhos inscritos nos diversos eventos que reúne. São eles o Congresso de Iniciação Científica; o Seminário de Extensão; o Seminário de Ensino; o Encontro de Pós-Graduação; Feira de Inovação Científico-Tecnológica, a Mostra Cultural, e, pela primeira vez, o Congresso de Iniciação Científica do Ensino Médio e a Mostra de Trabalhos da Educação Básica.

A indissociabilidade das áreas de ensino, pesquisa e extensão foi destacada durante a solenidade de abertura, na manhã desta segunda-feira, 24, no Cidec-Sul, Campus Carreiros. Esse foi o tema lembrado nas falas do reitor João Carlos Brahm Cousin e dos pró-reitores de Graduação, Cleuza Dias; Pesquisa e Pós Graduação em exercício, Vinícius Oliveira; Extensão e Cultura, Rita Rache; e Assuntos Estudantis, Darlene Pereira. Eles ressaltaram o quanto a homenagem destaque da 10ª MPU para a professora draª Paula Regina Costa Ribeiro, na área de pesquisa, simboliza essa integração.

A professora Paula Ribeiro é professora associada do Instituto de Educação, graduada em Ciências Licenciatura Plena em Biologia pela FURG, mestre em Biociências pela PUCRS e doutora em Ciências Biológicas pela Ufrgs. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências (Associação Ampla FURG/Ufrgs/UFSM) da FURG. É bolsista produtividade 1D do CNPq e coordena o Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática - Ceamecim e o Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola.

Bastante emocionada, a professora fez questão de dividir a homenagem com pesquisadores, professores e alunos que fizeram parte de sua trajetória acadêmica. Para ela, esse destaque homenageia a todas as mulheres que fazem pesquisa na FURG e a todas as mulheres que fazem pesquisa no Brasil e, também, a todos os pesquisadores na área da Educação.

Convidando a todos a participarem da extensa programação da 10ª MPU, o reitor João Carlos Brahm Cousin destacou que o evento é uma mescla da experiência dos professores, pesquisadores e orientadores com a produção dos estudantes em processo de formação, desejando aos participantes uma semana plena de crescimento.

Após a solenidade de abertura, a apresentação do grupo de violões TóCAIC marcou a primeira atividade cultural do evento. A FURGFM e a FURGTV transmitem a 10ª MPU ao vivo, com os programas FM Café (13h) e FURGTV Notícia (18h50min).

 

Galería

TóCAIC abriu as apresentações culturais da 10ª MPU

TóCAIC abriu as apresentações culturais da 10ª MPU

Sujeto: Arquivo