A importância da divulgação de trabalhos científicos dentro da comunidade acadêmica foi um dos assuntos abordados nesta sexta-feira, na 16ª Semana Acadêmica de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande. Este ano, o evento teve como tema a Multidisciplinaridade do Profissional Bibliotecário.
Uma das principais palestras do evento foi a do doutor em Ciências da Informação e da Comunicação Hélio Kuramoto, que trabalha atualmente no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Sua palestra teve como tema OA: Um sopro de esperança para a ciência brasileira.
Segundo Kuramoto, o Open Acces, ou como é identificado no Brasil Acesso Livre, proporciona uma maior disseminação da informação científica. No Brasil possuímos 103 revistas científicas, no mundo são 23 mil publicações na área, porém apenas 10 mil são gratuitas, afirmou ele.
Hélio Kuramoto publica periodicamente em seu blog kuratomo.blog.br, informações sobre o acesso livre. O pesquisador acredita que esta ferramenta irá acelerar a disseminação da produção científica. O open acces maximiza o acesso a essa produção. Alguns pesquisadores questionam se ele facilita o plágio, porém ele também facilita que atitudes como essa sejam verificadas, tornando no futuro mais difícil esse tipo de prática, conclui.
Repositório Institucional
A Universidade Federal do Rio Grande foi a primeira Instituição brasileira a registrar sua política de informação. Desde 2010 a FURG possui seu Repositório Institucional em que alunos e pesquisadores podem depositar seus trabalhos. O Ri-FURG está disponível no link http://repositorio.furg.br:8080/jspui