Repositório Institucional é tema de palestra

Repositório Institucional de instituições federais de ensino superior e suas políticas de informação no cenário nacional foi tema destaque na palestra de Augiza Karla Boso na 16ª Semana Acadêmica de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Na dissertação de Mestrado Repositórios de Instituições Federais de Ensino Superior e suas políticas: análise sob o aspecto das fontes informacionais defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a palestrante analisou 97 instituições federais de ensino superior: 57 universidades; 38 institutos federais e dois centros federais de educação tecnológica. A pesquisa apontou que somente 23 instituições - todas universidades - possuem repositórios institucionais. Entre essas instituições, apenas sete, incluindo a FURG, têm políticas instituídas e disponíveis aos usuários.

O repositório institucional é um banco de dados de toda produção científica da instituição, revisada por pares, ou seja, certificada. Segundo a palestrante os objetivos iniciais do repositório institucional são o registro e a preservação de tudo que foi produzido ao longo dos anos na instituição. O grande ganho das instituições que possuem repositórios institucionais é a possibilidade de mostrar com transparência tudo que se produz, facilitando o acesso a todos. Além disso, através dessa ferramenta, potencializam o intercâmbio científico com outras instituições e otimizam a gestão de investimentos em pesquisa, disse a palestrante.

 

Sujeto: Arquivo