Lace/FURG promove oficina no CAIC

Transformar resíduo plástico em Projeto Ecológico de alcance social. Essa é uma das propostas do Laboratório de Criatividade da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG ao transformar garrafas de Polietileno Tereftalato (PET), em um conjunto de vasos que formam um canteiro vertical com irrigação integrada, baixo custo de construção, instalação e operação (uso racional da água e facilidade de manejo), uso de ferramentas caseiras comuns para conformação e corte das garrafas. A ideia de construir jardins suspensos não é nova na humanidade, tampouco o uso de garrafas PET na atualidade. Porém, o destaque para a tecnologia desenvolvida no LACE/furg é que a forma de irrigação passa a ser integrada, com emprego de um dreno pela variação do solo utilizado (areia e terra fértil), permitir economia no consumo de água e a praticidade de operação, salienta o prof. dr. Lauro Witt. O professor ressalta ainda que ao retirar do cenário urbano as garrafas PET o projeto contribui pra a preservação ambiental.

Depois de construção e testes de protótipos, a versão final foi instalada na horta do CAIC. O desempenho das plantas demonstra a eficiência do projeto, garante o professor.

Dando continuidade às ações, nesta sexta-feira, 21, será realizada uma oficina no CAIC que ensinará como construir o Canteiro Vertical. Os aprendizes serão alunos do Ensino de Jovens e Adultos do CAIC, da Casa do Estudante da FURG, do curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental que pertencem ao Núcleo de Estudos Agrários e Culturais (ARCA) do ICHI FURG, orientados pela prof. drª. Jussara Mantelli. Os alunos da FURG atuarão como multiplicadores do projeto ao realizar novas oficinas e repassar os conhecimentos em seus espaços de atuação.

No dia 25 de outubro a oficina estará sendo realizada no Posto de Saúde Municipal do Bairro Marluz, visto que a atividade faz parte da visão de saúde integral do indivíduo, proposta pelo programa de Saúde da Família.

O professor explica que o projeto da Horta Vertical iniciou dentro de uma atividade de ensino na disciplina de Introdução a Engenharia Mecânica Empresarial e se transformou em pesquisa quando foram desenvolvidos todos os princípios tecnológicos de construção e montagem, e neste estágio é uma atividade de extensão que é repassada para sociedade. O projeto foi recentemente apresentado na Mesa Redonda sobre Agricultura Urbana, com prof. dr. Jaime Ruiz da Universidade Malta de Las Vilas, Cuba, que demonstrou interesse em levar esta tecnologia para o país.

CANTEIROS VERTICAIS - A instalação e o manejo do canteiro vertical em uma residência propicia o desenvolvimento da Educação Ambiental dos moradores ao reduzir gastos com os alimentos por substituição de fonte e ao elemento motivador para transformação dos resíduos orgânicos em compostos no lugar de serem adicionados ao lixo que irá para aterro sanitário. Além disso, promove o espaço terapêutico quando exige do indivíduo realização de atividades físicas que levam ao descanso mental e a motivação para atividades de integração social, na medida que o canteiro passa ser foco de diálogo entre familiares e amigos.

Lace/FURG:

O Laboratório de Criatividade da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG tem como proposta principal oferecer meios que levem ao desenvolvimento da cultura e da capacidade criativa dos alunos, preparando-os para atuar profissionalmente com o desenvolvimento de novas tecnologias, dando ênfase ao que se chama tecnologia intermédia. Ou seja, aplicação de princípios capazes de serem facilmente absorvidos pela sociedade, sendo necessário para isto, à disposição de espaço físico, ferramentas, materiais e principalmente de uma prática pedagógica eficiente. Assim, ao longo de 10 anos vem sendo realizado o projeto Desafio Criativo, quando alunos dos cursos de Engenharia da EE desenvolvem projetos conceituais que visam atender demandas sociais, empregando na medida do possível resíduos urbanos.

 

Galería

Sujeto: Arquivo