Paixão Côrtes na FURG

Os pesquisadores e folcloristas Paixão e Marina Côrtes conheceram na tarde desta quarta-feira, 19, o Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande FURG. Eles foram recebidos pelo coordenador do Núcleo-Artístico Cultural, Roberto Souza, a patronagem, peões e prendas do CTG Farroupilha da FURG, na sede da entidade, no Centro de Integração Cultural. O casal faz parte da equipe do Ponto de Cultura Freguesias Litorâneas, do Instituto Histórico e Geográfico de São José do Norte, e que integra a Rede de Pontos de Cultura coordenada pela Universidade - o Pontão de Cultura Geribanda da FURG.

Um dos fundadores do movimento tradicionalista gaúcho, Paixão Côrtes não escondeu a satisfação pelo espaço oferecido pela Universidade. Descreveu o local como excelente, digno e moderno na sua concepção e que preserva as raízes da terra. Para ele, a localização integrada com outros setores da Universidade serve de mensagem e demonstra a importância dada a esse espaço, que considera de vivência e de demonstração da cultura, mas principalmente de renovação dos valores. Talvez muitos que participem desse CTG, nas suas terras de origem não tenham tido essa oportunidade que a Universidade está oferecendo, destacou.

Na terça-feira, 18, o casal participou da inauguração do Ponto de Cultura Freguesias Litorâneas, em São José do Norte. O evento reuniu aproximadamente 500 pessoas e contou com a participação de representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura e da 18ª Coordenadoria Regional de Educação. Pela FURG, participaram a pró-reitora de Extensão e Cultura, Rita Patta Rache, e o diretor do Pontão de Cultura Geribanda, Miguel Isoldi. A programação incluiu palestra com os folcloristas e com os pesquisadores populares Luiz Agnelo Chaves e Ivo Ladislau, além de exibição de documentário do Grupo EncantArte - De Olho na História, do Instituto Histórico e Geográfico, e de apresentações do Grupo de Cavalhada (Tavares), Grupo de Pagamento de Ensaio de Promessas (Tavares); cantadores de ternos juninos (Mostardas, Tavares e São José do Norte); invernada do CTG Tropeiros do Litoral (Mostardas), Tropeiros do Divino Espírito Santo (localidade do Estreito, de São José do Norte); e do artista popular Jorge Moreira.

Sobre as atividades junto ao Ponto de Cultura, Paixão Côrtes considera a aprovação do projeto pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura a maior prova de que as ações estão bem fundamentadas para transmitir o conhecimento cultural da região. Uma coisa é inventar. Outra é preservar os valores e projetá-los ao lado da modernidade. Isso é que é fundamental, ressaltou.

Paixão e Marina Cortes estão na Zona Sul durante a semana desenvolvendo atividades junto ao Freguesias Litorâneas. O objetivo é identificar e fotografar as manifestações folclóricas do litoral, valorizando a identidade do gaúcho litorâneo dos municípios de São José do Norte, Rio Grande, Tavares e Mostardas. Como resgate de autoestima e busca do desenvolvimento socioeconômico através do turismo, explica o coordenador do Ponto de Cultura, Fernando Costa Milan. Além dele, acompanharam a visita de Paixão e Marina Côrtes na FURG, integrantes do Ponto de Cultura, como Raquel Valério e Daniel Godói, da equipe de gestão do Instituto, que comemora 11 anos neste mês de outubro.

Na tarde desta quarta-feira, o grupo visitou a 18ª Coordenadoria Regional de Educação e iniciou com a coordenadora Neila Gonçalves as tratativas para a realização de cursos de formação sobre as manifestações folclóricas do litoral, voltado a professores e educandos. Na quinta-feira, 20, o grupo dá continuidade às pesquisas nas localidades de Bujuru, Estreito e Povoação da Barra, em São José do Norte.

 

Galería

Paixão Côrtes conhece troféu do Eniart, promovido pelo CTG Farroupilha e evento mais antigo que o Enart

Paixão Côrtes conhece troféu do Eniart, promovido pelo CTG Farroupilha e evento mais antigo que o Enart

Sujeto: Arquivo