Palestras encerram a programação da 16ª Semana Acadêmica de Biblioteconomia

No encerramento da 16ª Semana Acadêmica de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no dia 21 de outubro, às 7h45min, no Cidec Sul, no Campus Carreiros, o prof. dr. Adilson Luiz Pinto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ministrará a palestra Indicadores científicos: como fazer uso nas universidades brasileiras.

Logo após, às 8h45min, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG, prof. dr. Danilo Giroldo, ministrará a palestra Distribuição geográfica da Pós-Graduação e suas relações com indicadores socioeconômicos no Brasil. A palestra OA: Um sopro de Esperança para a ciência brasileira, de Hélio Kuramoto, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), terá início às 10h, encerrando a programação.

O Diretório Acadêmico de Biblioteconomia da FURG informa que o evento será aberto à comunidade.

Sobre os palestrantes:

Adilson Luiz Pinto possui graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e doutorado em Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid (2007). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Teoria Geral da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Métricos da Informação (bibliometria, cienciometria, informetria e webometria) e da Documentação (Arquivometria), base de dados, recuperação de informação e fontes de informação voltados à mineração de dados para os estudos métricos.

Danilo Giroldo possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos (1995), mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1998 e 2003). Tem experiência na área de Botânica, subárea Ficologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fitoplâncton, cultivo de microalgas dulcícolas, excreção de carboidratos pelo fitoplâncton e interações fito/bacterioplâncton. Atualmente é pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande FURG.

Hélio Kuramoto é doutor em Ciências da Informação e da Comunicação e desde 1983 trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Kuramoto destacou aspectos relativos ao movimento de acesso livre à informação, com ênfase nas vantagens para a produção acadêmico-científica, especialmente a visibilidade que proporciona aos resultados de pesquisa. Lidera o movimento de acesso livre no Brasil.

Mais informações através dos endereços eletrônicos dabiblio@gmail.com e http://dabiblioteconomiafurg.blogspot.com

 

Sujeto: Arquivo