Instaurado o Fórum Permanente da Pesca Marinha do Sul do Brasil

Representantes de universidades, Ministério da Pesca, sindicatos da indústria e de armadores de pesca dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e demais entidades ligadas ao setor participaram na tarde desta terça-feira, 18, da reunião de lançamento do Fórum Permanente da Pesca Marinha do Sul do Brasil. A reunião foi realizada na sala Estuários do Cidec-Sul Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com a presença de acadêmicos e servidores.

Essa iniciativa inédita no país pretende subsidiar o Governo Federal na tomada de decisão sobre a regulamentação da pesca industrial e semi-industrial na região Sul. Além disso, busca viabilizar uma maior participação das representações do setor pesqueiro, acadêmico, não-governamental e governamental dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina na discussão de temas que visem subsidiar a gestão do uso sustentável dos recursos pesqueiros no litoral sul do Brasil.

Durante a reunião, o professor do Instituto de Oceanografia da FURG, Marcelo Vasconcellos, fez um breve histórico sobre a situação atual do setor pesqueiro na cidade do Rio Grande e apontou as principais temáticas que serão abordadas no fórum, citando o ordenamento da pesca de emalhe industrial e semi-industrial.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG, Danilo Giroldo, destacou o papel da Universidade no Fórum mencionando a pesca como uma atividade que congrega elementos fundamentais para as três dimensões constitutivas: pesquisa, ensino e extensão.

Ao final do encontro, que simbolizou um marco na história do setor pesqueiro, foi aprovado o estatuto e assinado o ato de fundação do Fórum.

 

Galería

Sujeto: Arquivo