FURG realiza Congresso Internacional de Turismo em Santa Vitória

De 17 a 20 de outubro, no Theatro Independência, o Curso de Turismo Binacional da FURG - Campus Santa Vitória do Palmar, promove o 2º Congresso Internacional de Turismo do Extremo Sul (Cites). Neste ano a temática versa sobre o Desenvolvimento Regional e o Turismo como estratégia de atuação que objetiva promover o desenvolvimento sustentável das regiões considerando suas potencialidades, vocações e características locais. O Congresso é patrocinado pela Associação Comercial e Industrial de Santa Vitória (ACI) e conta com o apoio da prefeitura local através da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo.

A abertura oficial do evento ocorreu na segunda-feira com a presença do reitor João Carlos Cousin; do prefeito Eduardo Morrone; do secretário de Esporte, Cultura e Turismo, Kininho Dornelles; da pró-reitora de Graduação da FURG, professora Cleuza Dias; da coordenadora do Curso de Turismo Binacional da FURG, professora Lígia Dalchiavon; do assessor de Relações Internacionais da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), João Carlos Vasconcellos; da coordenadora do evento, professora Juliana Lima; além de autoridades, palestrantes, professores e estudantes, entre outros. Ao abrir oficialmente o Congresso, o reitor ressaltou o evento como um espaço interativo de vivências e conhecimentos que contribui para a formação dos estudantes. Temos a confiança que desde a implantação do Curso de Turismo em Santa Vitória, já colhemos frutos por meio do reconhecimento das ações realizadas nesse processo, enfatizou.

No primeiro dia de Congresso, Cousin também foi palestrante e discorreu sobre "A Expansão da FURG" e o "Oceanário Brasil", seguido do representante da Setur, que falou sobre o "Turismo como Instrumento Indutor do Desenvolvimento". O prefeito Morrone reafirmou a parceria do Executivo com a FURG. O Curso de Turismo é de extrema importância para Santa Vitória, pois além de fomentar o desenvolvimento econômico, dialoga com a cultura, a história, o meio ambiente e os aspectos sociais da região, destacou.

Entre os palestrantes do evento estão o professor da Universidade de Aveiro, António Fernandes; o professor da Universidad de la República del Uruguay (Udelar), Carlos Alberto Gambetta; e o professor da Unipampa, Daniel Telles. O projeto social Reciclo Tudo Pá Tu Batê, que trabalha a percussão por meio de instrumentos de sucata, marcou presença com a apresentação dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nova Vida, uma das entidades beneficiadas com essa atividade. A coordenação do projeto está a cargo do percussionista Vagner Viana.

Informações de Guacira Santos, jornalista do DepCom Prefeitura Santa Vitória do Palmar - RS

 

Galería

Reitor destacou o Curso de Turismo

Reitor destacou o Curso de Turismo

Sujeto: Arquivo