A Faculdade de Medicina (Famed), o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e o Núcleo Pesquisa em Agentes Infecto-Parasitarios (Paip), com o apoio da FURG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), promovem o Simpósio Internacional de Tuberculose Avanços e Desafios no Século XXI. O evento ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro, no anfiteatro do Hospital Universitário (HU).
A tuberculose permanece sendo um importante problema de saúde em todo o mundo, com alta prevalência em algumas regiões que são particularmente atingidas pela pobreza e Aids. É a oitava causa de morte em países com médio e baixo desenvolvimento sócioeconômico, entre adultos de 15 a 59 anos, a faixa etária mais produtiva. Com aproximadamente 100 mil novos casos da doença ao ano, o Brasil ocupa o 19º lugar no ranking dos 22 países onde se estima que ocorram 80% dos casos do mundo.
O Rio Grande do Sul é o quinto estado do Brasil com maior incidência de tuberculose, e assim como nas demais regiões do mundo, não apresenta uma homogênea distribuição. As regiões metropolitanas de Porto Alegre e Pelotas-Rio Grande são aquelas com maior prevalência. Inscrições e demais informações pelo site do simpósio (http://simposiotbfurg.webnode.com).