Professora de francês do ILA/FURG tem tese premiada em âmbito nacional

A professora de língua francesa e recém doutora Kelley B. Duarte, do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (ILA/FURG), foi vencedora, na categoria melhor tese, do Concurso Zilá Bernd - edição 2011. O primeiro lugar foi conquistado com a tese intitulada A escrita autoficcional de Régine Robin: mobilidades e desvios no registro da memória.

O concurso é promovido pela Associação Brasileira de Estudos Canadenses (Abecan) e oferece, como prêmio dessa categoria, uma viagem ao Canadá. A edição 2011 do Prêmio Zilá Bernd de Estudos Canadenses comemora as duas décadas da Abecan, com o tema 20 anos de Interfaces Brasil Canadá. A entrega da premiação ocorrerá durante a sessão solene de abertura do 11º Congresso Internacional da Abecan, no dia 24 de outubro, em Salvador. O evento será realizado de 23 a 26 de outubro na Universidade Federal da Bahia.

A professora Kelley graduou-se em Letras-Francês pela FURG em 2002 e, na edição 2003 do mesmo concurso, que ainda não carregava o nome Zilá Bernd, concorreu na categoria monografia, obtendo também o primeiro lugar. Em 2009, obteve bolsa do governo canadense para finalizar suas pesquisas de tese. No mesmo ano, pela distinção de seu trabalho, foi selecionada pela Rede Latino-Americana de Estudos Canadenses (Relec) para representar os estudos canadenses na Latino-América no congresso internacional da Rede Europeia de Estudos Canadenses (REEC), realizado na Eslovênia.

A professora orienta um projeto de pesquisa, fruto da tese premiada, dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e promete dar continuidade às relações bilaterais entre Brasil-Canadá.

PREMIAÇÃO - O prêmio Zilá Bernd de Estudos Canadenses foi criado, em 2004, na gestão da profª. drª. Nubia Hanciau (ILA/FURG), então presidente da Abecan, tendo sido conferido pela primeira vez em 2005 por ocasião do 8º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses, em Gramado-RS. Participam do concurso alunos de graduação, mestrado e doutorado de diferentes áreas, concorrendo nas categorias de melhor monografia, dissertação e tese.

Abertas as inscrições, é constituído um júri nacional interdisciplinar, tendo em vista que os estudos canadenses são definidos como sendo um vasto campo transdiciplinar abrangendo diferentes áreas como literaturas de língua inglesa e francesa, tradução, estudos culturais, multiculturalismo, questões de imigração, de deslocamentos, de relações internacionais, entre outras, explica a professora Núbia.

A professora Zilá Bernd (Ufrgs e Unilasalle) recebeu esta honraria por seu papel como uma das fundadoras da Abecan em 1991, por ter sido sua presidente de 1999 a 2001, por ter criado a Revista Interfaces Brasil-Canadá no ano 2000 que chega este ano a sua 13ª edição e por ter chegado a ser a presidente do Conselho Internacional de Estudos Canadenses com sede em Ottawa.

 

Sujeto: Arquivo