Ceamecim comemora 30 anos

Para marcar os 30 anos completados neste dia 10 de junho, o Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande (Ceamecim/FURG) realiza durante a tarde, a partir das 14h, atividade diferenciada na sala de Videoconferência. A programação inicia com a presença da profª Maria Inés Copello, fundadora do Ceamecim, que contará a história do Centro. Hoje ela está aposentada, mas atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG e no ensino superior em Montevideo-Uruguai.

Depois, às 15h, os grupos do Ceamecim narram suas ações de ensino, pesquisa e extensão, coordenadas pelos professores Paula Ribeiro, Débora Laurino, João Alberto Silva, Maria do Carmo Galiazzi, Paula Henning, Sheyla Rodrigues e Valmir Heckler.

A comemoração oficial está marcada para o dia 18 de novembro, no Cidec-Sul, com palestra do presidente da Capes prof. Jorge Guimarães, nova participação da profª Maria Inés Copello, inauguração do novo prédio e lançamento do livro Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática Ceamecim: Devir das redes de um sonho, organizado pelas professores doutoras Marcia Santiago de Araujo, Débora Pereira Laurino e Sheyla Costa Rodrigues. Essa atividade terá a participação de escolas, licenciaturas e comunidade universitária.

O Centro desenvolve atividades que articulam extensão, ensino e pesquisa e tem atuado na formação de professores buscando minimizar as disparidades de qualidade de vida, qualificando profissionais da educação básica e universitária, por meio da formação inicial e permanente, a partir dos princípios filosóficos assumidos pela FURG e explicitado em seu Projeto Político Pedagógico.

As ações se direcionam ao atendimento a uma das demandas sociais prioritárias na região sul, do estado do Rio Grande do Sul: a alfabetização em Ciências, Matemática e Educação Ambiental, tanto em comunidades carentes como em escolas de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Essas atividades alcançam, especialmente, a região de abrangência da FURG, nos municípios de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Mostardas e Santo Antonio da Patrulha.

A atuação do Ceamecim na formação de professores tem ocorrido não apenas nos cursos de licenciatura, mas num processo amplo, buscando atingir o sistema de educação em suas áreas de atuação, ao desenvolver propostas de formação continuada de professores em exercício, integradas ao desenvolvimento curricular, a ambientalização da escola e alfabetização digital. Nossas ações têm contribuído para a ampliação de oportunidades educacionais e de acesso a processos formais de formação e qualificação, caracterizando a inclusão de grupos sociais à inovação, transferência de conhecimento e ampliação de oportunidades educacionais, na medida em que facilitam o acesso à formação e qualificação, ressalta a coordenadora profª. drª. Paula Regina da Costa Ribeiro.

As ações contam com a participação de mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; Educação Ambiental e Fisiologia Animal Comparada.

HISTÓRIA - O Ceamecim foi criado em 1981 como um Clube de Ciências e tinha como objetivo inicial fazer um trabalho de entrosamento dos alunos da Licenciatura de Ciências com a realidade do ensino, porém não vinculado ao ensino tradicional, mas à vivência de experiências inovadoras. A partir do resultado desse trabalho, ficou evidente a necessidade de aprofundar ações com professores de ensino fundamental e médio, incidindo em sua formação continuada, assim como intensificar a conexão dessa experiência extra-classe com as aulas regulares de formação inicial dos alunos/as de graduação, explica a coordenadora. É assim que, no ano de 1982, o Clube de Ciências dá origem ao Serviço de Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências (Sameci).

Depois de pouco mais de uma década de atuação, as ações passam a envolver ativamente projetos de pesquisa. Esse processo de maturidade confere ao Serviço o status de um centro e se configura o Centro de Apoio à Melhoria do Ensino de Ciências e Matemática (Ceamecim). Os pressupostos da Educação Ambiental como eixo integrador do currículo, o objetivo de pesquisar a Educação Ambiental no currículo de Ciências e Matemática e a formação inicial e continuada de professores nessas áreas, possibilitaram ao Ceamecim a articulação com os objetivos da Educação Ambiental e, consequentemente, a mudança de denominação para Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática, conta a professora Paula.

 

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Reitor em exercício Ernesto Luiz Casares Pinton e Pró-reitora de Graduação Cleuza Dias participaram do primeiro momento das atividades

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