Evento sobre poluição do ar reúne quase cem pessoas

Cerca de 100 pessoas participaram na tarde de quarta-feira, 08, da mesa-redonda "A Poluição do Ar em Rio Grande: Presente, Passado e Futuro", promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da Universidade Federal do Rio Grande FURG, no Cidec-Sul, Campus Carreiros. Entre o público, alunos e professores, representantes da Prefeitura Municipal do Rio Grande (secretarias do Meio Ambiente e Saúde), Ministério Público Federal, Polícia Civil e Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

A profª drª Ana Luiza Muccillo Baisch (Instituto de Ciências Biológicas/FURG), apresentou parte do estudo desenvolvido pelo projeto EcoRisco Saúde. Os resultados apontaram maior incidência de disfunção respiratória em crianças residentes na área do Distrito Industrial do Rio Grande. A causa, segundo a pesquisadora não pode ser atribuída diretamente à poluição, pois há diversos condicionantes, como clima e umidade, e os contaminantes encontrados na atmosfera no local e compatíveis com a disfunção respiratória foram registrados também em outras áreas pesquisadas da cidade. A pesquisa foi realizada com crianças de 7 a 11 anos de idade, sob coordenação da profª drª Vera Vargas (Fepam/Porto Alegre), e envolveu mais de 600 famílias.

A mesa-redonda também contou com a participação do diretor técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) Flávio Wiegand, Henrique Luiz Roessler (Fepam) e dr. Jonas Carvalho (Meteorologia/Universidade Federal de Pelotas).

 

Galería

Sujeto: Arquivo