FURG participa de encontro de Novos Talentos da Rede Pública em Paraty

Universidades de todo o Brasil integram o projeto do governo federal que já incluiu milhares de alunos de escolas públicas na carreira acadêmica

Palestras, painéis com apresentações dos grupos integrantes, homenagens, vídeos, jogos, dança, música, arte e muita ciência prometem agitar a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de maio e 2 de junho. O encontro nacional do projeto Novos Talentos da Rede Pública acontece em 2011 na Casa da Cultura da cidade histórica fluminense. A edição desse ano tem como objetivo a análise pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) - uma das financiadoras, juntamente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - das atividades realizadas em cada universidade amparada pelo projeto do Ministério da Educação. O destaque na programação desse ano está na palestra do ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, que falará sobre o meio científico brasileiro.

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG estará representada pelos três grupos que fazem parte dessa Rede: Grupo Experimente!!!, Curso de Férias em Radiações Solares e Grupo da Matemática. Estarão presentes as professoras Paula Ribeiro, Raquel Quadrado, Joanalira Magalhães e Lavínia Schwantes, do Instituto de Educação (IE); Débora Laurino, Tanise Novelo, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef); Gilma Santos Trindade e Ana Paula Votto, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); os técnicos em educação Maria Teresa Orlandin Nunes (IE) e Marcio Vieira Oliveira (ICB), e os discentes de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Daniel da Silva Silveira e Maritza Costa Moraes, além da acadêmica Vanessa Silva da Luz e de Michel Soares Caurio.

Para promover conhecimento e integração entre as mais de 20 universidades participantes, os coordenadores de cada núcleo irão expor painéis com apresentações dos seus grupos, que serão expostos durante todos os dias do evento. O coordenador geral da Rede, João Batista Calixto do departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) destaca a importância do evento de avaliação para otimização dos serviços realizados aos alunos em nome da Ciência. Realizamos encontros de avaliação e de proposição de novas temáticas de ensino durante os cursos de férias que são oferecidos em cada universidade integrante. As ideias propostas no ano passado no encontro em Olinda serão avaliadas agora em Paraty, explica Calixto.

A apresentação de um estande com todos os materiais didáticos produzidos pelos grupos da rede - livros, vídeos, kits, jogos, revistas - tem início no dia 30. Assim como os pôsteres, esse material será exibido em todos os dias do evento, com a apresentação dos respectivos autores e a identificação através de nome e endereço eletrônico. Todas essas especificações se fazem necessárias para que a avaliação das atividades seja a mais eficaz e, consequentemente, para que a Rede saiba onde investir e continuar crescendo.

A rede - A Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública surgiu na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), idealizada pelo professor Leopoldo de Meis, em 1985. Nesse ano, realizou-se o primeiro curso experimental de curta duração, com a participação de 35 alunos. Três anos mais tarde, foram selecionados os dois primeiros estagiários do programa, que já havia oferecido o curso a 175 alunos.

Em 1994, os cursos foram expandidos também a professores da rede pública e, em 1995, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se tornou a primeira parceira da UFRJ no programa. A partir de 2005 iniciou-se um esforço para a ampliação do programa e outras universidades passaram a integrá-lo. Entre elas as universidades federais do Rio Grande do Sul, de Santa Maria, do Ceará, do Pará, de Pernambuco, de Minas Gerais, do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina. Hoje, 23 universidades públicas fazem parte do programa.

Até 2007, 7830 alunos e 3073 professores participaram dos cursos experimentais de curta duração e 346 alunos e 104 professores estagiaram em laboratórios. Em 2010, foram oferecidos um total de 105 cursos de curta duração, mais que 50 outros tipos de cursos e outras atividades diversas como feiras de ciência e teatros. O número de participantes das atividades dos cursos experimentais foi de 2820 alunos e 970 professores. Os estudantes de baixa renda tiveram acesso a 108 vagas de estágios no último ano. Já para professores, o número de ofertas foi de 17.

Os cursos de férias oferecidos apostam na aplicabilidade e no dinamismo do ensino, através de DVDs, história em quadrinhos, livros, manuais, literatura de cordel, peças teatrais e outras atividades. A última inovação foi a do glossário científico em Libras (Língua Brasileira de Sinais), desenvolvido e incentivado pela professora Vivian Rumjanek, da UFRJ.

 

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