Imef ganha sala blindada no Laboratório de Física Médica

O Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) já possui uma sala blindada no Laboratório de Física Médica, o que permite a realização de experimentos e práticas didáticas conforme sua necessidade utilizando equipamento de raios X e instrumentos de medição com aplicações na área da saúde. Os recursos para essa efetivação foram viabilizados através do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

A Física Médica foi criada em 2002 como uma nova ênfase para o Curso de Física do Imef da FURG. A ênfase em Física Médica surgiu com o objetivo de atender à demanda reprimida de profissionais nessa área do mercado de trabalho. Em 2006, a FURG destinou uma área específica para a construção do Laboratório de Física Médica. Até 2010 foram realizadas apenas simulações sem o uso das radiações ionizantes por falta de um espaço blindado e adequado.

Contextualização

A radiologia, que envolve a medicina nuclear, a radioterapia e o radiodiagnóstico, disponibiliza o maior mercado de trabalho em Física Médica. O físico médico pode atuar diretamente nas áreas da Medicina ou de maneira indireta, através de empresas prestadoras de serviços. Assim, para se atender às necessidades do mercado é necessário que os acadêmicos se aprimorem nessas áreas.

Dessa forma, o Laboratório foi idealizado frente à necessidade do treinamento e ações práticas para melhorar o aprendizado técnico e clínico dos acadêmicos do Curso. O Laboratório tem por objetivo também promover o desenvolvimento da Pesquisa, da Extensão e de complementação das atividades didático-práticas desenvolvidas junto aos hospitais conveniados.

 

Galería

Alunos preparam experimentos no Laboratório de Física Médica

Alunos preparam experimentos no Laboratório de Física Médica

Sujeto: Arquivo