Projeto da FURG leva estudantes de escolas públicas ao Uruguai

Estudantes do segundo ano do Ensino Médio e professores da Escola Estadual Silva Gama localizada no Balneário Cassino, participaram de viagem de estudos ao Uruguai. A visita ao Liceu Eladio Aristimuña, no Chuy, fez parte das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Rio Grande FURG na área do ensino de Espanhol. Eles puderam assistir aulas no Liceu, além de conhecer pontos turísticos e históricos como o Forte de São Miguel. A viagem foi realizada na quarta-feira, 04.

Como próximas atividades, os estudantes participam nos meses de maio e junho do curso Intégrate a la cultura hispana e no segundo semestre será oferecido para toda a comunidade escolar um curso voltado à conversão em Espanhol.

Em novembro do ano passado, mais de 150 estudantes da Escola Estadual Lília Neves também participaram de viagem de estudos ao Uruguai. O objetivo das viagens é oferecer para alunos das escolas públicas a possibilidade de conhecerem um pouco da estrutura escolar e da riqueza cultural e histórica do país vizinho, além de ter contato com falantes nativos. Os grupos puderam ainda passear pelo centro comercial do Chuí, tendo mais uma oportunidade de contato com a língua espanhola.

As viagens foram acompanhadas por bolsistas e pela professora coordenadora do projeto drª. María Josefina Israel Semino de López, além das professoras supervisoras Sílvia Garcia de Freitas, da escola Lília Neves, e Lílian Helena da Costa Rosa, da Silva Gama. A proposta de assistir aulas em escolas de outro país, com pessoas estranhas, inicialmente os deixou assustados, mas a cada troca de sala de aula era possível ver a empolgação e curiosidade sobre qual seria o tema da próxima aula, sobre como seria a nova experiência, conta a coordenadora.

A curiosidade e a motivação dos estudantes foram destaques nessa oportunidade tão rara de aprender. Não foi apenas uma aula fora da sala tradicional, mas um momento especial de aprendizagem, no qual tiveram toda liberdade e espaço para perguntas, conversas com os alunos uruguaios, professores e comerciantes. Trocas e vivências, que, com certeza, marcaram muito a todos eles, garante María Josefina.

Programa

O Pibid foi instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de incentivar a carreira docente. Com o programa, acadêmicos de licenciaturas auxiliam professores de rede pública no planejamento e desenvolvimento das aulas, numa troca de experiências para melhorar o ensino da educação básica.

Na FURG, o programa, ligado à Pró-Reitoria de Graduação, é coordenado pelas professoras doutoras Maria do Carmo Galiazzi e Ioni Gonçalves Colares e envolve, em diferentes projetos, acadêmicos das Licenciaturas de Ciências Biológicas, Física, Química, Matemática, Geografia, Letras Português, Letras-Francês, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Educação Física, Pedagogia, Artes Visuais e História.

 

Galería

Estudantes e professores do projeto de Espanhol na entrada ao Forte São Miguel

Estudantes e professores do projeto de Espanhol na entrada ao Forte São Miguel

Sujeto: Arquivo