FURG participa de evento sobre Energias Renováveis no Cone Sul

A Universidade Federal do Rio Grande FURG é um dos convidados para o Fórum e Exposição Energias Renováveis e Alternativas no Cone Sul (Eracs), de 11 a 13 de maio, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. O evento é uma promoção da Câmara de Comércio Brasil-Portugal/Rio Grande do Sul e conta com o apoio do Governo do Estado gaúcho, do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A FURG terá um espaço de fala na quinta-feira, 12, das 17h às 18h, aberto pelo vice-reitor MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto, com o tema Energia do Mar. Participam os professores doutores Jorge Alberto Vieira Costa, com o tema Produção debiocombustíveis e biofixação de gás carbônico a partir de microalgas; Christiane Ogrodowski e Fabrício Santana sobre Geração biológica de eletricidade, bioprodução de metano o projeto de geração de energia elétrica a partir da lama resultante da dragagem do Porto do Rio Grande; José Alberto Almeida e Cláudio Olinto, que falarão sobre Conversão de energia das ondas do mar; e Marcelo Montes D'Oca, com Produção de biodiesel a partir de diferentes oleaginosas. Ao final, falará o representante da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará, Renato Rolim.

O evento reunirá empresários, organismos governamentais brasileiros e estrangeiros, empresas concessionárias de Energia, gestores e executivos das áreas de Energia e Meio Ambiente, agências de Energia, imprensa nacional e internacional, além de pesquisadores e estudantes, entre outros. A FURG estará presente nos três dias de evento com um estande, divulgando as ações e projetos desenvolvidos na área de energias renováveis e alternativas.

A abertura oficial no dia 11, às 9h, contará com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul Tarso Genro. Entre os objetivos do Fórum, está fomentar o uso das energias renováveis através da divulgação de novas tecnologias energéticas, contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade e debater mudanças climáticas e o futuro da política energética no Brasil e nos países do Cone Sul.

Esta será a quinta edição do evento, pela primeira vez sediado no Rio Grande do Sul. As quatro edições anteriores ocorreram em Fortaleza, Ceará. As inscrições estão abertas pelo site www.eracs.org.br em duas modalidades: Participantes (aberta ao público interessado) e Projeto de Desenvolvimento de Fornecedores/Projeto Comprador-Sebrae (opção não disponível para estudantes).

 

Sujeto: Arquivo