Reforma do anfiteatro do Campus Rio Grande está na reta final

O Ginásio de Esportes deve ser terminado em dois meses e há previsão de cinco novas obras

A reforma de ampliação do anfiteatro do Campus Rio Grande do Instituto Federal Rio Grande do Sul está perto da finalização. Segundo o coordenador de Infraestrutura e engenheiro civil Francisco José von Ameln Luzzardi, os últimos ajustes da obra irão cuidar da instalação de mobiliário, iluminação e equipamentos de som. Depois da obra, a área total construída somará 674,55 metros quadrados. O anfiteatro deve ser entregue em julho, levando o nome Professor Earle Barros, diretor do antigo Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, entre 1973 e 1983.

Orçada em R$ 746.312 mil, a reforma inclui espaços como cafeteria, sala de exposições, sala da Banda Marcial, área técnica, camarins, banheiros, platéia e palco acessíveis para pessoas com necessidades especiais. No plano inicial, projetado e acompanhado pela então arquiteta e urbanista do Campus Rio Grande, Milene Liska, toda a área da platéia tem inclinação compatível com as normas para acesso a pessoas com necessidades especiais, visando a acessibilidade universal.

Estimada em R$ 1.298.828 e com área total de 2.336 metros quadrados, a construção do Ginásio de Esportes também terminará em breve. O projeto foi feito pelas arquitetas Verena Schmidt Baldoni, atual diretora de Infraestrutura da FURG e Vanessa Schmidt Baldoni. A primeira parte da obra foi inaugurada durante as comemorações dos 40 anos da universidade, em outubro de 2009. A quadra poliesportiva será coberta e comportará as modalidades vôlei, basquete, mini futsal e mini handbol, além de futsal e handbol nas dimensões oficiais. No segundo piso, haverá mezanino com churrasqueira, dois vestiários, dois banheiros acessíveis, salas de aula, sala de ginástica, sala de professores e laboratórios. O Ginásio terá o nome do Professor Mário Alquati, idealizador do CTI e diretor de 1965 a 1973.

Atualmente, o setor de Infraestrutura conta com uma equipe interdisciplinar formada pelo engenheiro civil Francisco José von Ameln Luzzardi, pela arquiteta Luiza Loder e pelo estagiário de Engenharia Civil Diego Sassone. O setor é responsável pelas áreas de Manutenção e Serviços Gerais, de Projeto e Fiscalização de Obras, e de Viaturas do Campus Rio Grande. Pela particularidade do campus já ter grande área construída, nosso desafio está em criar novos espaços enquanto os que ainda não foram cedidos pela FURG estão indisponíveis para uso dos servidores e para reforma, explica a arquiteta.

Com entrega prevista para junho, estão em andamento as obras de reforma do terceiro piso do pavilhão central do Campus Cidade da FURG, que providenciam espaços como sala de permanência integrada, salas de atendimento, copa, banheiros, sala de imprensa e sala da radioweb. A continuação das passarelas e passeios, a construção do Centro de Convivência, do pavilhão de Práticas Circenses e Pista de Skate do programa Segundo Tempo e dos espaços para os cursos de Tecnologia em Construção de Edifícios e de Tecnologia em Refrigeração e Climatização são as obras novas previstas pelo setor de Infraestrutura.

 

Galería

Sujeto: Arquivo