C3 coloca em funcionamento uma impressora 3D

O Centro de Ciências Computacionais (C3) deu início às operações utilizando a impressora 3D adquirida no Edital CT-Infra. O equipamento é capaz de produzir protótipos a partir de modelos tridimensionais. Os objetos podem ter partes móveis e dimensões de até 20x20x25cm. A impressora foi instalada no Pavilhão 1, no Laboratório de Iniciação Científica do C3. Na semana passada, o Centro recebeu a visita do técnico Hudson Ribeiro Gomes, que instalou e preparou o ambiente para um treinamento realizado durante dois dias.

No treinamento, Hudson explicou o funcionamento e os principais procedimentos de manutenção do equipamento. Também foi abordado o fluxo de trabalho para a confecção de protótipos. Na última etapa do treinamento, foram produzidos protótipos funcionais de dez chaves inglesas a partir de um modelo 3D que puderam ser manuseadas pelos membros presentes no treinamento.

Segundo Gomes, técnico da empresa responsável pela venda, treinamento e suporte do equipamento, as aplicações são inúmeras. Vão desde protótipos para design, maquetes de arquitetura, testes de acoplamento mecânico e até mesmo análise de ossos e dentição de objetos tridimensionais digitalizados.

O professor Emanuel Estrada destacou que um exemplo de aplicação em relação aos projetos desenvolvidos no C3 é o FURGBOL. Agora pode-se construir um robô completamente funcional e identificar erros de projeto antes de iniciar o processo de usinagem, agilizando e diminuindo custos do processo", afirma Estrada, integrante da equipe FURGBOL. Participaram do treinamento os professores Emanuel Estrada (C3), Kleber Bianchi, da Escola de Engenharia (EE) e Liercio Isoldi (EE), o técnico do C3 que será o responsável pelo equipamento, Everson Flores, e os analistas de

Tecnologia da Informação, Jônata Carvalho e Vinícius Hax, ambos lotados

no C3.

 

Galería

Foram produzidas chaves inglesas no equipamento

Foram produzidas chaves inglesas no equipamento

Sujeto: Arquivo