CTG Farroupilha comemora consolidação da Invernada Adulta

O CTG Farroupilha da Universidade Federal do Rio Grande FURG retomou em janeiro a formação de invernadas artísticas e já colhe excelentes resultados. A Invernada Adulta é o melhor exemplo de que o trabalho está dando certo. Iniciada com apenas quatro pares no primeiro mês do ano, chega ao mês de maio com aproximadamente 50 integrantes, entre 28 prendas, 16 peões e outros tradicionalistas nas modalidades individuais.

O CTG Farroupilha é um projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e envolve toda a comunidade. Nossos componentes são da comunidade em geral, estudantes universitários da FURG e outras instituições, estudantes da rede básica de ensino, trabalhadores... É um trabalho extensionista intenso, com três encontros semanais, às terças, quintas e sábados, e essa periodicidade fez com que o grupo se tornasse em tão pouco tempo uma grande família., conta o diretor artístico e servidor da FURG Claudio Trindade.

A Invernada Adulta foi apresentada oficialmente à comunidade na noite de 09 de abril, durante jantar promovido pelo grupo e que reuniu cerca de 130 convidados. Com a promoção de um jantar anterior em favor das invernadas, o CTG Farroupilha já conseguiu arrecadar fundos para a aquisição da indumentária da Invernada Adulta. Felizmente, nos dois jantares que promovemos lotamos o CTG e com essa renda arrecadada já mandamos fazer os vestidos das prendas, comemora Trindade. Na primeira apresentação à comunidade, o grupo dançou com as roupas de ensaio, o que não tirou o brilho e o entusiasmo dos integrantes.

Além das invernadas, o CTG Farroupilha aprovou o projeto Fronteiras em movimento: promovendo a cultura e a cidadania por meio das danças folclóricas no Proext 2011.

Este projeto pretende formar um grupo de danças folclóricas e difundir a cultura dos povos da América do Sul, além de resgatar os valores do gaúcho litorâneo, explica o diretor artístico. Estão previstas várias ações na FURG, no Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente CAIC/FURG, na cidade do Rio Grande e nos campi avançados da Universidade, em Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul. E se possível - vamos fazer de tudo para acontecer - gostaríamos de dançar em outros países como Uruguai e Argentina, completa Trindade.

Invernadas e dança de salão

Os interessados em participar das invernadas do CTG Farroupilha podem se dirigir ao Centro de Integração Cultural (CIC), onde funciona a sede da entidade, em frente ao Pavilhão 4 do Campus Carreiros, no horário dos ensaios. A invernada Mirim ensaia nas terças-feiras, às 18h, e nos sábados às 15h. A Juvenil tem encontros nas quintas-feiras, às 18h, e sábados, às 16h30min. Os ensaios da Invernada Adulta ocorrem nas terças e quintas-feiras às 21h30min e sábados às 20h30min, e da Invernada Xirú, nas quintas-feiras e sábados, às 19h. O CTG também promove aulas gratuitas de dança de salão para a comunidade, que ocorrem nas sextas-feiras, às 17h30min.

 

Sujeto: Arquivo