Doutorado em Enfermagem da FURG realiza primeira defesa de tese

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande-FURG viveu a primeira defesa de tese do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) na manhã desta quarta-feira, 20. A doutoranda Jacqueline Sallete Dei Svaldi apresentou publicamente o estudo Rede Ecossistêmica de Pesquisa em Enfermagem/Saúde no SUS: Possibilidades de Delineamento nos Hospitais Universitários.

A tese apresenta uma proposta de atuação de rede de pesquisa em Enfermagem entre hospitais e foi aprovado pela banca examinadora pela relevância para a ciência de Enfermagem, ao construir uma proposta inovadora. A banca considerou ainda que o estudo abre possibilidade de formação de redes de pesquisa em diferentes cenários e dimensões e propicia visibilidade aos documentos oficiais que determinam as políticas para pesquisa e inovação tecnológica na área da saúde.

A coordenadora geral da Secretaria de Hospitais Universitários e das Residências em Saúde da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) drª. Jeanne Liliane Marlene Michel (Universidade Federal de São Paulo Unifesp) foi uma das integrantes da banca. Para ela, na tese, chama à atenção a integração entre o estudo e a prática. Jeanne destaca que essa é uma necessidade das instituições e dos gestores. A tese recebeu elogios da banca justamente por fazer uma aproximação do saber com a atuação nos hospitais universitários, diz.

Também integrante da banca, a coordenadora da Área de Enfermagem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) drª. Alacoque Lorenzini Erdmann (Universidade Federal de Santa Catarina UFSC) destaca essa proposta de rede. Uma estratégia de gestão de produção de conhecimento em rede, que possa, dentro da visão sistêmica, promover o desenvolvimento regional, para avançar na gestão de produção de conhecimento e incrementar o cuidado de Enfermagem, completa. Na prática, ela acredita que o estudo apresentado instrumentalizará os profissionais para competirem em editais e, num segundo momento, significará a possibilidade de buscar abertura de editais em temáticas relacionadas a problemas de saúde reais.

Para a diretora da Escola de Enfermagem, Adriana Dora da Fonseca, contar com uma banca de renome nacional confere maior repercussão aos resultados da tese, que poderão ser levados a outras instâncias. A participação das dessas professoras traz uma articulação política para fomentar novas pesquisas. Elas conheceram a nossa realidade, a qualidade dos nossos estudos e a seriedade como tratamos nossas questões, afirma.

A importância da primeira tese mostrar essa identidade é ressaltada também pela coordenadora do PPGEnf, drª. Helena Heidtmann Vaghetti, que também fez parte da banca. A coordenadora lembra que a proposta do programa é inédita na América Latina e centra-se em formar pesquisadores capazes de promover o avanço do conhecimento e a produção de novas tecnologias na Enfermagem/Saúde, considerando as demandas ecossistêmicas locais, regionais e nacionais, em consonância com a filosofia da FURG.

A banca foi presidida pela orientadora professora emérita drª. Hedi Crecencia Heckler de Siqueira (FURG) e integrada ainda pelas professoras doutoras da FURG Vera Lúcia de Oliveira Gomes e Maria Elisabeth Cestari (inativa). A defesa ocorreu no anfiteatro dr. Vicente Mariano Pias, na área acadêmica do Hospital Universitário, e foi prestigiada pelo reitor João Carlos Brahm Cousin, o diretor pro tempore do Hospital Universitário Tomás Dalcin e o pró-reitor de Infraestura Guilherme Lunardi, além de estudantes, professores e técnicos-administrativos em educação.

O programa

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, recomendado pela Capes em 2001, iniciou suas atividades em 2002 com o Curso de Mestrado e em 2009 com o Curso de Doutorado. A área de concentração do programa é Educação e Saúde e as linhas de pesquisa são Tecnologias de Enfermagem/Saúde a indivíduos e grupos sociais; O trabalho da Enfermagem/Saúde; e Ética, Educação e Saúde.

Atualmente, o PPGEnf/FURG, com Conceito 4 atribuído pela Capes, possui 73 alunos (mestrandos e doutorandos) e conta com 20 professores em seu quadro docente. Até a presente data titulou 106 Mestres em Enfermagem e, agora, a primeira doutora.

 

Galería

Reitor, diretor pro tempore do HU e pró-reitor, repstigiando a defesa

Reitor, diretor pro tempore do HU e pró-reitor, repstigiando a defesa

Sujeto: Arquivo