Professora da FaDir participa de obra coletiva

Foi publicada no site da EDIPUCRS, a obra coletiva Violência na sociedade contemporânea da qual participa a professora da Faculdade de Direito, mestre Elisa Girotti Celmer. Com a defesa de sua dissertação no Mestrado em Ciências Criminais da PUC/RS, em 2008, a professora da Faculdade de Direito (FaDir) da FURG consolidou-se como pesquisadora na linha de gênero e criminologia, razão pela qual foi convidada a participar dessa publicação com artigo sobre a violência contra a mulher na contemporaneidade.

Sob uma perspectiva multidisciplinar, reunindo pesquisadores das áreas da Psicologia, Sociologia, Psiquiatria, Comunicação Social, Pedagogia, Antropologia e Direito, o livro organizado pela psicóloga Maria da Graça Blaya Almeida e prefaciado pelo psiquiatra David Léo Levisky, aborda temas relevantes a respeito da violência, abrindo o debate, mas sem a pretensão de esgotá-lo. Com temas que dizem respeito à juventude, à mulher, ao negro, ao detento, ao trânsito e à mídia, a publicação aborda a análise dos fatores inconscientes e seus diversos mecanismos capazes de atenuar ou exacerbar manifestações e fantasias violentas. O próprio amor, se excessivo, pode ser expressão de violência, assim como a passividade, pois há uma agressividade vital necessária à preservação da vida.

A contribuição dos temas, conceitos, problemas e encaminhamentos revelados nos artigos são um estímulo à reflexão sobre a responsabilidade que cabe a cada um de nós no processo de prevenção das causas geradoras de violência, diz a professora Elisa. O livro é uma publicação eletrônica e pode ser acessado gratuitamente no seguinte link abaixo.

 

Sujeto: Arquivo