Projeto FURG é um dos vencedores do prêmio Santander

O projeto da FURG sobre o cultivo de pimenta rosa sagrou-se entre os vencedores do prêmio Santander Universidades, em cerimônia na noite desta quarta-feira, 24, em São Paulo. A autora do projeto, professora Claudete Miranda Abreu, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) recebeu o troféu e o recurso referente ao 13º prêmio Universidade Solidária, dado aos oito melhores projetos entre mais de cinco mil inscritos. Acompanhou a professora, representando a FURG, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Darlene Pereira.

Este prêmio apoia com R$ 50 mil (totalizando R$ 400 mil) a implementação dos melhores projetos de ação comunitária focados em desenvolvimento sustentável, com ênfase em geração de renda. Além do apoio financeiro, o projeto contará com a consultoria especializada da Universidade Solidária (Unisol) e da equipe técnica do Banco Santander, a fim de maximizar os resultados e promover o diálogo na busca das melhores soluções. O objetivo é estimular a extensão universitária e a formação cidadã do futuro profissional, além de disseminar o conhecimento das universidades a favor de comunidades com condições socioeconômicas desfavoráveis.

A professora Claudete coordena o projeto de extensão O cultivo de pimenta rosa, uma planta nativa, como alternativa sustentável para pequenos produtores no município de Rio Grande-RS, que objetiva oportunizar renda alternativa de forma sustentável, para famílias de pequenos produtores rurais do município utilizando a pimenta rosa (Schinus terebinthifolius Raddi). A pimenta rosa é uma espécie vegetal nativa da América do Sul e abundante no extremo sul do Rio Grande do Sul principalmente na zona de restinga em Rio Grande, explica a professora.

Para viabilizar as atividades o projeto tem como parceiros, além da Pró-reitoria de Extensão e Cultura/Nudese, a Secretaria Municipal da Agricultura, Emater/RS, Fepagro-Sul e Sindicado dos Trabalhadores Rurais.

 

Sujeto: Arquivo