Artigo de grupo da FURG e UFPel recebe menção honrosa em evento

Aliar a prática de Exergames à educação foi o desafio proposto por um grupo de pesquisadores da zona sul durante o 9º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), ocorrido entre os dias 8 e 10 de novembro, em Florianópolis (SC).

O artigo intitulado Cultura Digital e Educação Física: Problematizando a Inserção de Exergames no Currículo recebeu menção honrosa no Simpósio, destacando-se como o melhor trabalho na trilha Jogos & Cultura. A autoria é de César Augusto Otero Vaghetti (aluno de Doutorado em Educação em Ciências da FURG), Rosária Ilgenfritz Sperotto (professora da UFPel) e Silvia Silva da Costa Botelho (professora da FURG).

O trabalho apresentado em Florianópolis é fruto de pesquisas realizadas por Vaghetti durante o desenvolvimento da sua tese, baseada na mesma temática. Formado em Educação Física, o pesquisador busca utilizar os benefícios da prática do Exergame como uma nova ferramenta educacional, principalmente para as Ciências da Saúde.

Possibilita que o jogo seja utilizado como Ambiente Virtual de Aprendizagem para áreas como: Educação Física, Medicina, Fisioterapia e Psicologia, entre outras. Além desses aspectos, a inserção do profissional em uma nova área, o design de games, amplia não apenas as possibilidades de trabalho interdisciplinar, entre as Ciências da Computação e a Educação Física, como permite uma nova forma de atuação no mercado de trabalho.

Exergames

Gênero de jogo eletrônico que permite ao usuário ter a experiência concreta do movimento de diversos esportes. Permite o desenvolvimento de habilidades sensoriais e motoras, graças à possibilidade de emulação perceptiva e de atuação, propiciada por mecanismos de realidade virtual e tecnologias de rastreio e atuação. Alguns exemplos atualmente disponíveis no mercado são o Nintendo Wii, XBOX e Play Station.

SBGHames é o mais importante evento de pesquisa e desenvolvimento na área de jogos de computador e entretenimento digital da América Latina. Reune cientistas, artistas, designers, professores e estudantes de universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos. É promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela AbraGames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos.

 

Sujeto: Arquivo